casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Complicações da manga gástrica

A cirurgia de manga gástrica é um procedimento de perda de peso que reduz o tamanho do estômago em aproximadamente 85%. A parte excedente do estômago é removida, deixando um tubo vertical - que limita consideravelmente a ingestão de alimentos. O procedimento foi desenvolvido como o primeiro estágio de uma operação mais extensa que envolve redirecionar o sistema digestivo, bem como remover a maior parte do estômago. A manga gástrica também pode ser usada como um procedimento autônomo em pessoas de alto risco, incluindo aquelas com histórico médico ou cirúrgico complicado, ou um índice de massa corporal muito alto. Como em qualquer cirurgia, as pessoas que se submetem à cirurgia da manga gástrica correm o risco de certas complicações.

Complicações precoces

O cirurgião realiza a alça gástrica por laparoscopia usando um instrumento com uma pequena câmera que é introduzida na barriga várias pequenas incisões. Embora este seja um procedimento minimamente invasivo, comparado com aquele que é realizado através de uma grande incisão abdominal, qualquer procedimento cirúrgico envolve alguns riscos. As complicações precoces podem incluir sangramento, coágulos sanguíneos, vazamentos no local da cirurgia ou infecção. Possíveis complicações de anestesia podem incluir problemas respiratórios e reações alérgicas. Há também algum risco de danos ao estômago, intestinos ou outros órgãos, cicatrizes internas ou vazamento do local cirúrgico.

Deficiências nutricionais

Com a cirurgia da manga gástrica, o sistema digestivo permanece intacto, exceto para a redução tamanho do estômago, muitas das complicações dos procedimentos de bypass gástrico são evitadas. No entanto, você pode experimentar deficiências nutricionais a longo prazo de certos nutrientes, incluindo vitamina B12 e ferro, porque grande parte do estômago é removido.

Outras complicações

Pessoas que passam por cirurgia de manga gástrica geralmente não perdem peso tanto quanto os pacientes com bypass gástrico perdem, e a taxa de perda é mais lenta. Se a perda de peso for inadequada, pode ser necessário realizar uma segunda operação para auxiliar na perda de peso.

Uma empada pode se formar na sua manga gástrica, causando náuseas, vômitos, dificuldade para engolir ou intolerância alimentar. Isso pode resolver por conta própria ou pode exigir cirurgia.

, , ] ]