casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Perigos do neopreno

A DuPont Company inventou o neoprene de borracha sintética em 1930, que também é conhecido como policloropreno. É um polímero usado em diversas aplicações, como roupas de mergulho, adesivos e velcro. Pode ser um sólido ou um líquido e é considerado quimicamente estável. Neoprene em si não é considerado tóxico. No entanto, gases da produção de neoprene podem ser perigosos, e alguns adesivos que contêm neoprene podem causar sensibilidade à pele.

Sensibilização da Pele com Colofônia

Em 2002, a Diretiva de Preparações Perigosas da União Européia 1999/45 /EC classificou a colofonia, que é geralmente encontrado em resina de árvore, como um sensibilizador de contato com a pele. Adesivos de neoprene têm cerca de quatro por cento de colofonia, que também é chamado de resina. A União Européia declara que um nível de colofonia de 0,1% ou mais deve ser rotulado e pode representar um sensibilizador de contato com a pele. A DuPont recomenda que os fabricantes de adesivos com neoprene determinem se os níveis de colofônia estão acima de 0,1%, que precisam de rotulagem obrigatória.

Carga estática e Cloreto de Hidrogênio

O neoprene sólido vem em cavacos que podem acumular carga estática elétrica durante embalagem e transporte. A National Fire Protection Association (Associação Nacional de Proteção contra Incêndios) recomenda que os armazéns que armazenam neoprene exibam sinais de alerta, pois cargas elétricas estáticas podem representar um risco de incêndio. Se o neoprene é queimado em um incêndio, o gás de cloreto de hidrogênio é liberado. Cloreto de hidrogênio é considerado um grave irritante ocular e respiratório. Animais expostos a altos níveis deste produto químico desenvolveram necrose traqueal e brônquica. 1.350 partes por milhão de gás cloreto de hidrogênio causam turvação na córnea após 90 minutos, e também pode causar descoloração dental e queimaduras nas membranas nasais.

Talco Inalação de Poeira

O talco é usado na embalagem de neoprene sólidos e inalação a longo prazo do pó de talco podem causar doença pulmonar. O talco tem baixos níveis de sílica cristalina, que se tornam no ar durante o movimento de chips de neoprene. A DuPont considera o talco um carcinogéneo humano porque os ratos de laboratório expostos a ele aumentaram a inflamação pulmonar e os tumores adrenais e pulmonares. Manipulação de neoprene deve ser feito enquanto usando um respirador em uma sala bem ventilada.

Butadieno de Neoprene

A EPA listou butadieno como um poluente tóxico, e pode ser liberado como um gás durante a produção de neoprene. Um estudo feito no Laboratório de Avaliação de Exposição e Exposição Atmosférica da EPA mostrou níveis de emissão de butadieno entre dois e 40% ao processar neoprene. A exposição aguda de baixo nível ao butadieno causa irritação dos olhos, garganta e outras irritações respiratórias. A exposição aguda de alto nível ao butadieno pode causar náusea, diminuição do pulso e danos ao sistema nervoso central. É discutível se é ou não um verdadeiro carcinogéneo.