casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Efeitos colaterais de desistir de café

O café é uma bebida fabricada a partir de sementes torradas da planta Coffea arabica. Contém cafeína - um composto com propriedades estimulantes. Como outros estimulantes, a cafeína no café pode levar à dependência e à retirada quando consumida regularmente. Reconhecendo os efeitos colaterais de desistir de café pode ajudar a identificar e tratar os sintomas à medida que eles surgem.

Cefaléia

Cefaleia está entre os efeitos colaterais mais comuns de desistir de café. A cafeína é um vasoconstritor, ou uma substância que faz com que os vasos sanguíneos encolham. O abandono da cafeína após o uso a longo prazo desencadeia uma expansão dos vasos sanguíneos no cérebro, levando à dor de cabeça e a outros sintomas. Um estudo realizado por Stacey Sigmon e colegas apresentados na edição de 2 de fevereiro de Farmacologia afirma que o aumento do fluxo sanguíneo para o cérebro é em grande parte responsável pela dor de cabeça em pessoas submetidas a retirada de cafeína.

Analgésicos como acetaminofeno e ibuprofeno podem ser útil para tratar a dor de cabeça associada à abstinência de cafeína. Evitar luzes brilhantes, ruídos altos e outros estímulos sensoriais podem ajudar a reduzir a gravidade das dores de cabeça também. Fadiga

Fadiga e sonolência são possíveis sintomas de abstinência de café. Como a cafeína é freqüentemente usada para aumentar a energia, parar de fumar pode resultar em fadiga de rebote em algumas pessoas. Tal como acontece com a dor de cabeça, alterações no fluxo sanguíneo para o cérebro são um fator-chave para esse fenômeno.

Atividades de relaxamento e repouso adicional podem ser benéficas para reduzir a fadiga durante a abstinência de cafeína. Beber pelo menos 8 copos de oito onças de água por dia garante a prevenção da desidratação, que também pode agravar a fadiga.

Irritabilidade

Mudanças de humor e irritabilidade podem ocorrer quando se dá café. Irritabilidade e baixo humor podem ser desencadeados por alterações circulatórias no cérebro e muitas vezes agravados por outros sintomas de abstinência, como dor de cabeça e fadiga.

Observar as diretrizes básicas de vida saudável, como comer uma dieta balanceada, dormir adequadamente e Exercitar-se regularmente pode ajudar a promover um humor positivo durante a retirada da cafeína.

Desejos do café

Os desejos de cafeína são um sintoma incômodo que pode interferir com a capacidade de uma pessoa desistir do café com sucesso. Sintomas negativos como fadiga e irritabilidade podem levar o bebedor de café a retomar o hábito. Reduzir gradualmente a ingestão diária de café e bebidas com cafeína pode ajudar a aliviar os desejos e outros sintomas de abstinência. Além de seus efeitos sobre o humor, a abstinência de cafeína pode afetar negativamente o funcionamento cognitivo de algumas pessoas. De acordo com os Institutos Nacionais de Saúde, a abstinência de cafeína pode prejudicar os processos de raciocínio, ao mesmo tempo em que reduz sentimentos subjetivos de lucidez e agilidade.

Sono e relaxamento adicionais podem ajudar a diminuir a cognição causada pela abstinência de cafeína. Em conjunto com a fadiga, o funcionamento cognitivo retardado pode interferir na capacidade de dirigir. Recomenda-se cautela adicional ao realizar atividades potencialmente perigosas.