casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Os suplementos de ferro causam flatulência?

A flatulência, também chamada flatus, é um gás que passa pelo seu reto. Suplementos de ferro, por vezes, causam efeitos colaterais gastrointestinais, como dores de estômago, cólicas estomacais, diarréia e constipação. Qualquer um destes pode levar ao aumento da flatulência. A maioria das pessoas passa gás pelo menos 12 vezes por dia. A passagem de gás mais de 20 vezes por dia não é normal. Se você está passando o gás com mais freqüência, ou se a flatulência interfere na sua rotina diária, consulte o seu médico.

Os médicos normalmente prescrevem um dos três tipos de suplementos de ferro: sulfato ferroso, fumarato ferroso ou ferroso gluconato. O sulfato ferroso é o menos caro e o mais difícil de ser tolerado pelos pacientes. Sulfatos em sulfato ferroso podem contribuir para o odor de flatulência. Por outro lado, fumarato e gluconato são açúcares que seu corpo pode digerir e que aumentam a absorção do ferro ao qual estão ligados. Se você tiver flatulência com sulfato ferroso, pergunte ao seu médico sobre a mudança para gluconato ferroso ou fumarato ferroso.

Doses

Para adultos, os médicos normalmente prescrevem uma dose padrão de 325 miligramas de suplementos de ferro, que você toma um. a três vezes por dia. Seu corpo absorve apenas 10 a 20 por cento do ferro que você ingere, enquanto o resto fica para trás no trato gastrointestinal, onde pode causar efeitos colaterais. Tomar uma dose menor pode diminuir a quantidade de ferro que você absorve, mas, para algumas pessoas, também pode significar menos flatulência e outros efeitos colaterais.

Quanto mais ativo você estiver, mais ferro precisará tomar. O Instituto Nacional de Saúde dos Suplementos Dietéticos relata que as nadadoras que tomaram 125 miligramas de sulfato ferroso por dia - bem acima do limite superior tolerável de 45 miligramas por dia - não tiveram efeitos colaterais gastrointestinais. Eles também tinham níveis normais de ferro no sangue. Se você tiver flatulência ou outros efeitos colaterais gastrointestinais, o NIH sugere que você comece com metade da dose recomendada. Aumentar a dose total ao longo de uma semana ou duas permite que o seu corpo se acostume a ferro adicional. Além disso, pergunte ao seu médico como você deve tomar suplementos de ferro. Tomar ferro pelo menos uma hora antes ou duas horas depois de uma refeição com um copo cheio de água ou suco ácido, como suco de tomate, suco de laranja, suco de laranja ou limonada, pode aumentar a quantidade de ferro que você absorve e reduzir a flatulência. > Alternativas

Suplementos de ferro não são o único fator que contribui para a flatulência e alteração dos hábitos intestinais. MedlinePlus.com recomenda evitar alimentos produtores de gás, como feijão e repolho. Gomas de mascar e bebidas gaseificadas introduzem mais gás no seu trato gastrointestinal. Certifique-se de mastigar sua comida completamente e também tente comer mais devagar, relaxar durante as refeições, em vez de multitarefa e caminhar por 10 a 15 minutos após uma refeição. Tente eliminar os produtos lácteos ou mude para produtos lácteos sem lactose e veja se os seus sintomas melhoram.

Considerações

A flatulência pode ser um sinal de uma condição mais grave. Pare de tomar suplementos de ferro e consulte o seu médico se o seu gás for grave ou acompanhado por outros sintomas, como perda de peso; fezes oleosas, com sangue, alcatrão ou com odor desagradável; náusea; vômito ou azia. Tomar suplementos de ferro que você não precisa pode levar a uma condição séria chamada sobrecarga de ferro. Não tome suplementos de ferro, a menos que seu médico lhe diga para fazê-lo.