casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Intolerância ao glúten e arritmia

A intolerância ao glúten ocorre quando o revestimento do estômago reage negativamente à presença da proteína do glúten na dieta. Pode levar a uma série de sintomas e condições associadas, incluindo arritmia, uma anormalidade no ritmo dos batimentos cardíacos. A única maneira de gerenciar a intolerância ao glúten é evitar todos os alimentos que contenham a proteína.

A intolerância ao glúten, ou doença celíaca, é uma reação exagerada do sistema imunológico do corpo ao glúten, uma proteína encontrada no trigo. , cevada e centeio. Isso causa danos às vilosidades, protuberâncias fibrosas microscópicas que revestem as paredes do intestino delgado, coletando nutrientes dos alimentos que você come. Como resultado, as pessoas que sofrem de doença celíaca ficam desnutridas, assim como sentem náuseas, inchaço e fadiga. A doença pode aparecer em qualquer momento da vida.

Arritmia

Arritmia é uma irregularidade no bater do coração, com a batida se tornando muito rápida ou lenta. Embora muitas arritmias possam ser inofensivas, outras podem impedir a capacidade do coração de bombear sangue. A arritmia pericárdica é uma forma de irregularidade resultante de uma inflamação do pericárdio, a membrana protetora que envolve o coração. É essa forma de arritmia que está associada à doença celíaca.

A doença celíaca está ligada à arritmia pericárdica de várias maneiras. Como as vilosidades do intestino delgado estão sob ataque, o corpo não está absorvendo todas as vitaminas e minerais de que necessita para manter a função cardíaca adequada. Danos nas paredes do intestino também facilitam a passagem de bactérias e fungos causadores de infecção do estômago para a corrente sanguínea, onde podem alcançar o pericárdio.

Infelizmente, não há cura para a doença celíaca . A única maneira de administrar sua intolerância é eliminar totalmente o glúten de sua dieta - e isso significa quantidades mínimas. A maneira mais fácil de fazer isso é comer carne, legumes e frutas frescas e não processadas, preparadas em panelas e frigideiras limpas e não contaminadas. Sempre verifique os rótulos dos alimentos processados ​​para se certificar de que é livre de glúten e feito em instalações que não lidam com trigo ou aveia. Dito isso, lidar com a causa raiz pode não ser suficiente para reverter ou corrigir sua arritmia. Nesse caso, seu médico pode prescrever suplementos vitamínicos e drogas antiarrítmicas, como betabloqueadores.