casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Sensibilidade ao glúten e eczema

A sensibilidade ao glúten, a principal proteína encontrada nos grãos de trigo, centeio e cevada, é uma condição alérgica que desencadeia uma reação do sistema imunológico aos pacientes sempre que eles comem alimentos contendo até mesmo pequenas quantidades de glúten. Na doença celíaca, a reação do sistema imunológico ocorre principalmente no trato digestivo e causa dor de estômago severa. Reações de sensibilidade ao glúten podem ocorrer na pele, no entanto, e aparecem como uma erupção do tipo eczema chamada dermatite herpestiforme, ou DH. Embora a pesquisa sobre DH tenha aumentado no século XXI, a única cura para essa reação alimentar do sistema imunológico continua sendo a evitação dos fatores desencadeantes de alimentos. Sintomas de eczema

As reações de pele ao glúten geralmente começam lentamente como pruridos que podem comece como bolhas nos joelhos, cotovelos ou nas costas. Como a exposição ao glúten continua, o eczema piora quando as bolhas formam lesões, novas bolhas se formam e a erupção se espalha por mais da pele. Na doença grave, desenvolvem-se sintomas prodrômicos, que consistem em sensações de coceira antes da formação da bolha. Remoção de todo o glúten da dieta, no entanto, previne novas bolhas, alivia a coceira e cura as lesões existentes.

Reação imunológica ao glúten

Em pessoas com sensibilidade ao glúten, seja celíaca ou DH, o sistema imunológico do corpo o sistema reage exageradamente à proteína do glúten depois de comido. Em pessoas com DH, os níveis de imunoglobulina A nas camadas da pele aumentam e levam à erupção do eczema. Embora em 2011, DH não é considerado um precursor para sintomas celíacos, altos níveis de imunoglobulina A estão presentes no sistema digestivo também, e algumas pessoas podem sentir dores de estômago e outros problemas de digestão, juntamente com o eczema. O tratamento do eczema a partir da sensibilidade ao glúten não é tão simples como evitar pão e massa. Produtos que não contêm intuitivamente grãos podem ter glúten oculto ou estar contaminados com grãos de glúten. Por exemplo, a aveia é frequentemente processada nas mesmas máquinas que outros grãos, de modo que a aveia embalada é contaminada com produtos de glúten. O glúten pode ser encontrado em lugares incomuns, incluindo polivitamínicos e molhos de soja. Desde 2007, a Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos forneceu orientações sobre como rotular um produto alimentício como isento de glúten, e produtos sem glúten estão se tornando mais acessíveis nos Estados Unidos à medida que aumenta a consciência sobre a doença celíaca e a sensibilidade ao glúten. Pessoas com sensibilidade ao glúten devem continuar a ler os rótulos de cada produto a cada compra para evitar todo o glúten com segurança.

Eczema Skin Care

Embora o DH seja resolvido apenas pelo glúten evitado, o cuidado atencioso da pele pode minimizar os sintomas cicatrização nos estágios iniciais de uma dieta sem glúten. Loção para hidratar e vaselina ou cremes espessos como barreira protetora, acalmam a pele. Os banhos de aveia reduzem a coceira e revestem a pele também. Para lesões mais graves, a dapsona oral, um medicamento com sulfona de prescrição, pode ser prescrita em adição aos regimes de cuidados com a pele para reduzir os níveis de imunoglobulina A, levando a uma melhora nos tempos de cicatrização das lesões. Qualquer tratamento tópico ou oral deve ser aprovado por um profissional de saúde antes de ser usado para aliviar o eczema da sensibilidade ao glúten.