casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Qual é a diferença entre L-lisina e L-Glutamina?

A lisina e a glutamina são dois dos 20 aminoácidos que o seu corpo necessita para produzir as proteínas que utiliza para construir e reparar o tecido celular, apoiar o crescimento e desenvolvimento normais e quebrar a comida. Sem quantidade suficiente de aminoácidos, você pode desenvolver anemia, ter problemas para se recuperar de doenças ou ter problemas reprodutivos e digestivos, náuseas, atraso no crescimento, tontura e fadiga. L-lisina e L-glutamina são as formas de ocorrência natural de cada aminoácido.

Tipo de Aminoácido

A lisina é um dos nove aminoácidos essenciais. Aminoácidos essenciais são aqueles que o seu corpo não pode produzir e que você deve obter a partir de alimentos ou suplementos alimentares. Em contraste, a glutamina é considerada um aminoácido condicional. Estes são aminoácidos que podem se tornar essenciais se você estiver doente ou ferido, se submeter a cirurgia ou se exercitar intensamente. Nestes casos, você precisa consumir glutamina para obter o suficiente. O corpo precisa de lisina adequada para ajudar a sintetizar o colágeno que produz e mantém ossos e tecido conjuntivo. A lisina é também necessária para a produção de carnitina, um composto que participa na degradação das gorduras alimentares e na regulação dos níveis de colesterol no sangue. A glutamina suporta a saúde e a função dos sistemas nervoso, digestivo e imunológico e ajuda a eliminar o excesso de amônia. Seu corpo pode converter a glutamina em glicose, se suas células precisam de energia. Como parte de uma dieta rica em proteínas, a glutamina e a lisina suportam uma nova síntese de proteínas, essencial para reparar as rupturas musculares microscópicas que ocorrem durante o exercício. A lisina também ajuda o corpo a processar o cálcio adequadamente, melhorando a absorção de cálcio da dieta, observa a Universidade de Maryland Medical Center. Como o cálcio é essencial para a saúde dos ossos, a lisina pode ajudar a manter o esqueleto forte, mas é preciso mais pesquisas para saber com certeza.

Melhores fontes de alimentos

Carne vermelha, peixe, frango, soja, ovos, nozes e laticínios são boas fontes de lisina. A soja crua contém 5 gramas de lisina por xícara, enquanto um filé de filé de costela fornece 4,1 gramas, e uma porção de 3 gramas de carne de peito de peru assado tem cerca de 2,6 gramas. Como a lisina, a glutamina é encontrada em altas concentrações na maioria dos alimentos ricos em proteínas. Um estudo publicado no "Jornal Europeu de Nutrição Clínica", em 2009, informou que a carne bovina contém 1,2 gramas de glutamina em cada porção de 3,5 onças e que uma porção equivalente de tofu tem 0,6 gramas.