casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

O amido alimentar modificado é isento de glúten?

Se você decidiu seguir uma dieta sem glúten, descobrir quais produtos contêm glúten e quais não podem ser muito desafiadores. Um dos ingredientes mais confusos para decifrar é o amido, que pode ser derivado de uma variedade de fontes vegetais, incluindo arroz, milho e o trigo proibido. Com algumas dicas simples, no entanto, você pode navegar com sucesso amidos para permanecer livre de glúten.

O que é Food Starch?

Amido é o nome dado a longas cadeias repetidas de glicose encontradas em muitas plantas, como milho, arroz, batata, trigo e araruta. O amido é coletado dessas fontes vegetais e usado em uma variedade de alimentos para melhorar a textura. A fonte vegetal de amido em uma lista de ingredientes nem sempre é clara, e isso pode causar muita confusão quando você está tentando seguir uma dieta sem glúten.

O que é amido em uma etiqueta de alimento?

Quando se trata de rótulos de alimentos, a Food and Drug Administration tem diretrizes para ajudar os consumidores a descobrir que tipo de amido está em um produto. De acordo com o guia de política de conformidade do FDA 578.100, a palavra "amido" em um rótulo de alimento é amido de milho por padrão. Qualquer outra fonte de amido deve ser claramente indicada, descrevendo a fonte, por exemplo "amido de batata" ou "amido de araruta".

Exceções à regra

Embora o FDA regule a maioria dos itens de alimentos e medicamentos, existem alguns itens comuns que não estão sujeitos a esta conveniente convenção de amido da FDA. Os produtos de carne e aves são regulamentados pelo Departamento de Agricultura dos EUA, USDA, e as regras não são exatamente as mesmas. O USDA afirma que a maioria de seus amidos é marcada com o tipo específico de amido - amido de milho, por exemplo. No entanto, se o ingrediente está listado apenas como amido, não é garantido que seja uma fonte de milho.

O que dizer de amido alimentar modificado?

Amido modificado de alimentos é o amido que foi tratado com um ácido ou outro produto químico para alterar a estrutura proteica do amido. Esse processo deve alterar a estrutura das moléculas de amido, fazendo com que mesmo fontes de trigo não causem uma reação naquelas com sensibilidade ao glúten. Além disso, o Food Allergen Act de 2006 exige que as fontes de trigo sejam indicadas nos rótulos dos alimentos, portanto, o amido modificado de origem alimentar deve ser claramente listado, semelhante ao amido alimentar regular. Permanecer sem glúten pode ser direto quando se trata de amido alimentar. Para produtos regulados pela FDA, o amido significa amido de milho ou a fonte é claramente indicada. Para outros itens, é provavelmente mais seguro ficar com os itens em que o amido é claramente definido, porque ainda há uma pequena chance de que "amido" significa amido de trigo.