casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Dieta Amiga do Fígado

Cada pedaço de comida que você come, cada gole que bebe e qualquer tipo de medicamento ou substância que você ingere vai direto para o seu fígado. Em seguida, o fígado trabalha para desintoxicar substâncias nocivas, processando nutrientes e armazenando açúcar para que seus níveis de energia permaneçam equilibrados. Seu fígado depende de suporte nutricional significativo para funcionar corretamente. Embora precise de todos os nutrientes que apenas uma dieta bem equilibrada pode fornecer, algumas escolhas alimentares têm um efeito direto na saúde do seu fígado.

Eat Fish Twice Weekly Review

Proteja seu fígado aumentando sua ingestão de alimentos. ômega-3 ácidos graxos de peixes, como salmão, truta e atum. Os ômega-3 inibem a síntese de gorduras chamadas triglicérides, que são produzidas pelo fígado e podem causar danos quando se acumulam nos tecidos do fígado. Quando pacientes com doença hepática gordurosa não alcoólica foram tratados com dois ácidos graxos ômega-3 - ácido eicosapentaenóico, ou EPA, e ácido docosahexaenóico, ou DHA - a quantidade de gordura do fígado diminuiu, de acordo com um relatório publicado em julho de 2014. na revista "Hepatology".

Coloque vegetais ricos em enxofre no menu

Compostos naturais contendo enxofre causam o odor e sabor únicos de cebola, alho e vegetais crucíferos, como brócolis, couve, couve-flor e Couve de Bruxelas. As mesmas substâncias sulfurosas estimulam a produção de enzimas no fígado, que são essenciais para a eliminação de toxinas, segundo o Pennington Biomedical Research Center. Seu fígado também se beneficia da fibra desses vegetais, porque a fibra alimentar empurra os resíduos cheios de toxinas através do trato digestivo. As toxinas eliminadas através das fezes aliviam parte do estresse sobre o fígado, relata a saúde da CNCA.

Obtenha muitos antioxidantes

O fígado é especialmente vulnerável aos radicais livres produzidos pelas toxinas. Os radicais livres são moléculas reativas que danificam e matam células saudáveis ​​se não forem neutralizadas por antioxidantes. As vitaminas C e E ajudam o seu fígado a combater os radicais livres, mas outro antioxidante - a glutationa - também é essencial porque apóia as células do fígado e ajuda a eliminar toxinas, segundo o NYU Langone Medical Center. Uma maneira de aumentar a glutationa é consumir o aminoácido cisteína, que é um alimento rico em proteínas, como peixe, frango e produtos lácteos com baixo teor de gordura. Você obterá vitamina E de óleos vegetais e nozes, enquanto frutas cítricas, pimentões, brócolis, batatas e tomates fornecem vitamina C.

Limite de alguns alimentos e substâncias

Para manter seu fígado o mais saudável possível , observe seu consumo de álcool, frutose e frituras. Seja na forma de xarope de milho rico em frutose ou açúcar de mesa, a frutose pode levar à doença hepática gordurosa, relata uma revisão na edição de junho de 2013 da "Hepatologia". Beber mais álcool do que o fígado pode processar pode resultar em sérios danos células do fígado. Reduza os alimentos fritos para reduzir o risco de desenvolver cálculos biliares. Como a vesícula biliar armazena a bile produzida pelo fígado, os cálculos biliares podem bloquear o movimento da bile do fígado para a vesícula biliar.