casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Diferença entre carboidratos refinados e carboidratos complexos

Embora os carboidratos tenham desenvolvido uma má reputação ao longo dos anos, eles não são todos iguais. Eles podem ser colocados em diferentes categorias, dependendo de sua composição e como eles são processados. Carboidratos refinados e complexos não podem ser comparados entre si porque se referem a características diferentes. Uma comparação mais precisa poderia ser feita entre carboidratos simples e complexos, ou entre refinados e não refinados.

Simple

Os carboidratos simples se referem a moléculas de açúcar simples ou duplas chamadas monossacarídeos e dissacarídeos. Eles incluem glicose, frutose e galactose. Por causa de sua estrutura química, esses carboidratos são mais facilmente digeridos e absorvidos. Você pode encontrar carboidratos simples, naturalmente, em frutas e leite, e eles também são encontrados no açúcar de mesa.

Complexo

Os carboidratos complexos são compostos de cadeias de moléculas de açúcar, ou polissacarídeos. Alimentos que contêm carboidratos complexos incluem feijão, pães integrais e vegetais ricos em amido. Esses alimentos tendem a ser mais ricos em fibras e demoram mais para serem digeridos.

Refinado

Quando se trata de carboidratos refinados versus não refinados, a diferença está em como os grãos são processados. Um grão de trigo é constituído pelo germe, farelo e endosperma. O processo de refinação remove o germe e o revestimento de farelo, que retira a semente da maioria de suas vitaminas e fibras. O que resta é o grão refinado. Arroz branco e pão branco são considerados carboidratos refinados. Um alimento pode ser refinado, mas ainda ser composto de carboidratos complexos. O arroz branco ainda contém as cadeias de moléculas de açúcar características dos carboidratos complexos. Outros carboidratos refinados, como doces, refrigerantes e xaropes, são considerados simples por causa de sua estrutura única de açúcar.

Não refinado

Quando o grão de trigo é deixado inteiro, os alimentos feitos com esse grão são considerados carboidratos não refinados ou Alimentos integrais. O Departamento de Agricultura dos EUA recomenda que pelo menos metade dos grãos sejam grãos integrais. A melhor maneira de determinar se o produto que você está comprando é um produto de grãos inteiros é olhar para a lista de ingredientes. Os ingredientes serão listados em ordem decrescente por peso, e o primeiro deve conter a frase “trigo integral” ou “grão integral”.