casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

O que significam contagens sangüíneas altas de glicose e triglicerídeos?

Se você tiver níveis elevados de glicose e triglicerídeos, você pode ter síndrome metabólica, um grupo de problemas de saúde que aumenta o risco de pré-diabetes, diabetes tipo 2 (DM2) , ataque cardíaco e derrame. De acordo com dados da Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição (NHANES), publicada na edição de maio de 2015 do "JAMA", quase 35% dos adultos dos EUA têm síndrome metabólica. Três dos cinco critérios diagnósticos precisam estar presentes para diagnosticar essa síndrome. Além dos altos níveis de glicose e triglicérides, os outros critérios incluem uma cintura grande, pressão alta e colesterol HDL baixo - um colesterol protetor cardíaco encontrado no sangue.

Resistência à insulina

Resistência à insulina, condição em que seu corpo não consegue usar insulina adequadamente, está presente na maioria das pessoas com síndrome metabólica. Se você tem resistência à insulina, pode estar produzindo níveis normais ou mesmo altos de insulina, mas a ação prejudicada da insulina faz com que alguma glicose permaneça no sangue e não se mova para as células do corpo como esperado. A resistência à insulina geralmente existe bem antes do diagnóstico de pré-diabetes e DMT2, e leva a altos níveis de glicose quando o corpo não é capaz de produzir insulina suficiente para compensar a ação prejudicada do hormônio. Embora vários fatores tornem mais provável a resistência à insulina, o excesso de peso e a inatividade são os principais contribuintes. Além do risco de pré-diabetes e DM2, a resistência prolongada à insulina também aumenta o risco de doença cardiovascular.

Níveis elevados de triglicerídeos

Triglicerídeos são um tipo de gordura no sangue. Eles são uma fonte de energia que vem da comida e o excesso é armazenado como gordura corporal. Embora seja normal ter alguns triglicérides no sangue, níveis elevados aumentam o risco de derrame, ataque cardíaco e doença cardíaca. Seu nível de triglicérides é influenciado pelo excesso de calorias, incluindo alimentos gordurosos, doces e álcool. Obesidade e inatividade também podem elevar os níveis de triglicérides. Níveis elevados de triglicérides também estão ligados à resistência à insulina e a níveis elevados de glicose no sangue. Por exemplo, um relatório de março de 2006 publicado no “Diabetes Care” resumiu os dados de 1999-2002 da NHANES e relatou que 35% dos adultos com DM2 tinham níveis de triglicerídeos acima de 200 mg /dL. Os níveis normais de triglicérides são de 100 a 150 mg /dL.

Níveis elevados de glicose no sangue: Se você tem intolerância à glicose, seu corpo não consegue manter adequadamente os níveis de glicose no sangue e você provavelmente tem pré-diabetes ou DM2. Resistência à insulina, níveis elevados de glicose e altos níveis de triglicérides estão relacionados. De fato, se você tem síndrome metabólica, você tem um aumento de duas vezes para o risco de doença cardiovascular, e são cinco vezes mais propensos a desenvolver DM2, de acordo com um artigo publicado na edição de junho de 2006 da American Society for Clinical Nutrition. Um estudo de março de 2011 publicado no “Oman Medical Journal” examinou essa relação, comparando os participantes do estudo que tinham níveis elevados de glicose no sangue, juntamente com colesterol sanguíneo alto ou normal e níveis de triglicerídeos altos ou normais. Este estudo identificou uma forte associação entre níveis elevados de triglicérides, ou a combinação de níveis elevados de triglicérides e colesterol alto e altos níveis de glicose no sangue.

Avisos e Precauções

Elevada glicose no sangue e altos níveis de triglicerídeos estão associados resistência à insulina e representam dois dos problemas comuns de saúde associados à síndrome metabólica. Modificações no estilo de vida, como exercícios, dieta saudável, perda de peso e às vezes medicação, podem ajudar a melhorar os níveis de glicose e triglicérides e reduzir o risco de doenças cardiovasculares. Fale com seu médico sobre um plano para gerenciar essas condições. Consulte o seu médico imediatamente se tiver dor abdominal, febre, náusea e vômito - pois estes são sintomas de pancreatite ou inflamação do pâncreas, uma condição com risco de vida que pode ser causada por níveis extremamente altos de triglicérides. Se você ainda não tem diabetes e tem sede aumentada, fadiga ou visão embaçada, consulte seu médico imediatamente; esses sintomas podem indicar a progressão do pré-diabetes no diabetes tipo 2.

, , ] ]