casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Insulina e hormônios do estresse

O estresse é a resposta natural de seu corpo para protegê-lo contra ameaças à sua segurança. Embora o perigo de predadores raramente exista hoje, os humanos ainda produzem hormônios do estresse em resposta a situações cotidianas. O estresse contínuo pode afetar seus níveis de insulina e pode colocar sua saúde em risco, especialmente se você tem diabetes.

Ameaças percebidas, como um encontro com um cão agressivo, podem estimular sua glândula hipotálamo a sinalizar um alarme em seu corpo. Este alarme envia sinais hormonais e nervosos que fazem com que sua glândula adrenal liberte uma onda de hormônios, conhecidos como hormônios do estresse. Situações normais de vida, como problemas financeiros, problemas familiares e conflitos entre colegas de trabalho, também podem criar sentimentos de ameaça e estresse, fazendo com que seu corpo responda da mesma maneira. Como hormônios de estresse, como suas glândulas supra-renais, as pequenas glândulas acima dos rins respondem ao sinal do hipotálamo, produzem cortisol e adrenalina. O aumento da adrenalina proporciona um aumento de energia, acelera o ritmo cardíaco e aumenta a pressão sanguínea. O principal hormônio do estresse, o cortisol, serve para melhorar a capacidade do cérebro de usar glicose. O cortisol também minimiza as funções não essenciais que não suportam a resposta de luta ou fuga.

Níveis de glicose

O cortisol é o hormônio do estresse que afeta a maneira como o corpo processa a insulina. Este hormônio esteróide torna suas células musculares e gordurosas resistentes à insulina e aumenta a produção de glicose. Seu corpo depende da insulina para regular os níveis de glicose no sangue. A insulina funciona processando a glicose em energia nas células. Diabetes é uma condição que afeta sua capacidade de produzir ou processar insulina. O aumento da glicose devido a situações estressantes pode alterar a quantidade de insulina necessária para fornecer níveis saudáveis de açúcar no sangue, ou seja, indivíduos com diabetes podem experimentar picos de glicose durante períodos de estresse.

Considerações sobre saúde

Continua e longa O estresse a termo pode causar superexposição a hormônios do estresse e pode aumentar o risco de certas condições de saúde, como depressão, problemas digestivos, distúrbios digestivos, doenças cardíacas e obesidade. Indivíduos com diabetes podem ter dificuldade em monitorar os níveis de açúcar no sangue devido a flutuações ou aumentos de glicose. Aprenda a administrar o estresse em sua vida desenvolvendo amizades saudáveis, praticando técnicas de relaxamento e comendo uma dieta nutritiva. Procure aconselhamento profissional para ajudá-lo a superar o estresse incontrolável em sua vida. , , ] ]