casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Nitratos em alimentos: Riscos

Os nitratos ajudam a preservar alimentos embalados, como cachorros-quentes e carnes frias, e dão a eles uma agradável tonalidade rosa. Eles também estão em sua água potável, particularmente bem água e muitas frutas e legumes. No entanto, muitos nitratos em sua dieta podem ter conseqüências terríveis. Na verdade, altos níveis de nitratos são considerados tão perigosos que algumas nações, como o Canadá, restringiram a quantidade de nitratos que podem ser usados ​​no processamento de alimentos. Quando os nitratos são aquecidos, eles às vezes combinam com certos aminoácidos para criar nitrosaminas cancerígenas. Esses carcinógenos podem causar uma série de cânceres em crianças e adultos. Um estudo, publicado na edição de março de 1994, "Cancer Causes and Control", mostra uma correlação entre tumores cerebrais na infância e comer carnes curadas uma ou duas vezes por semana. Os pesquisadores também descobriram que as mulheres grávidas que consumiram cachorros-quentes mais de uma vez por semana, durante a gravidez, eram mais propensas a ter filhos com tumores cerebrais. Gravidez Riscos

As mulheres grávidas devem ser particularmente cautelosos no consumo de nitratos. Um boletim informativo ambiental publicado pelo Departamento de Serviços Ambientais de New Hampshire, afirma que as mulheres grávidas com altos níveis de nitrato podem ter uma chance maior de ter um bebê com um defeito no tubo neural. Os defeitos do tubo neural são defeitos congênitos que afetam a medula espinhal ou o cérebro, como a espinha bífida. Esses defeitos podem resultar em natimortos ou paralisia do seu bebê. A Agência de Proteção Ambiental relata que o aumento da exposição a nitratos durante a gravidez também pode causar defeitos cardíacos fetat, Síndrome da Morte Súbita Infantil ou aborto.

Metemoglobinemia

Nitratos aparecem no leite materno de mães que consomem grandes quantidades de nitratos água subterrânea usada para misturar fórmulas e alguns alimentos infantis. Consumir essas fontes de nitratos coloca o seu bebê em um risco maior de desenvolver metemoglobinemia. Essa condição, às vezes chamada de “síndrome do bebê azul”, impede que o sangue transporte oxigênio por todo o corpo, fazendo com que a pele fique azul ou roxa, de acordo com o Departamento de Serviços Ambientais de New Hampshire. Embora crianças menores de 6 meses tenham maior risco, adultos com certas suscetibilidades hereditárias também podem desenvolver essa condição. Metemoglobinemia é uma condição tratável, mas você pode morrer de asfixia se você não for tratado.

Minimizar a Exposição

Nitratos freqüentemente aparecem em bacon, cachorros-quentes, salame e outras carnes embaladas. Muitas vezes é fácil escolher quais carnes contêm nitratos, pois essas carnes aparecem na cor rosa. As carnes seguras parecerão marrom ou cinza, de acordo com a Manitoba Agriculture, Food and Rural Initiatives do Canadá. No entanto, muitas carnes que são tipicamente de cor rosa, como cachorros-quentes, estão disponíveis em variedades livres de nitrato. Se você não encontrar essas marcas nas prateleiras de sua mercearia, peça ao gerente que leve uma variedade sem nitratos.