casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Gluconato de potássio para perda de peso

Nenhuma evidência sugere que o gluconato de potássio ajuda a perder peso, mas é importante que os dieters obtenham potássio suficiente. O gluconato de potássio é um tipo de sal de potássio que as pessoas usam como suplemento. É normalmente usado para tratar a hipocalemia, ou baixo teor de potássio.

Potássio é um eletrólito, uma substância que conduz eletricidade no corpo. Você precisa de potássio para a batida do seu coração. Auxilia no equilíbrio ácido-base, na síntese de proteínas e no metabolismo de carboidratos. Também é importante para a função cardíaca e a contração do músculo esquelético e liso. A deficiência de potássio pode levar à sensibilidade ao sal e pressão arterial elevada, de acordo com os Institutos Nacionais de Saúde.

O gluconato de potássio é um mineral quelatado. Minerais quelados são ligados a aminoácidos ou outros componentes orgânicos para evitar a interação que tornaria o suplemento inútil. Algumas empresas que vendem minerais quelatados anunciam que são absorvidas melhor, mas um corpo saudável pode completar o processo de quelação sozinho. De acordo com Gabe Mirkin, MD, vitaminas quelatadas não oferecem nenhuma vantagem.

Se você está tentando perder peso através do exercício, você precisa obter potássio suficiente. O potássio ajuda a construir músculos, de acordo com os Institutos Nacionais de Saúde, enquanto o potássio muito pouco pode levar a cãibras musculares dolorosas, fraqueza muscular e fadiga. O potássio também é importante para quem faz dieta porque ajuda a obter energia dos alimentos. É necessário para o metabolismo de carboidratos.

Efeitos colaterais

descontinuar o uso de gluconato de potássio e verifique com seu médico se você tiver efeitos colaterais. Estes podem incluir confusão, batimento cardíaco irregular, falta de ar ou dificuldade em respirar, ansiedade inexplicável, cansaço incomum ou fraqueza e peso das pernas, de acordo com MayoClinic.com. Efeitos colaterais menos comuns incluem dor abdominal, cãibras ou dor e dor no peito ou na garganta, especialmente ao engolir, ou fezes com sinais de sangue.

Aviso:

Tome suplementos somente sob a supervisão de um profissional de saúde para prevenir problemas, como interações com medicamentos ou outros suplementos. Não tome este suplemento se você tem "insuficiência renal, uma infecção do trato urinário, diabetes não controlada, uma úlcera péptica no estômago, doença de Addison, queimaduras graves ou outras lesões teciduais", adverte Drugs.com. Você também deve evitar o gluconato de potássio se estiver desidratado, tomar certos diuréticos ou tiver altos níveis de potássio no sangue. Não se deite por pelo menos 30 minutos depois de tomar este suplemento.