casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Efeitos adversos do bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio ajuda a eliminar o excesso de ácido em seu corpo. É também o ingrediente ativo do bicarbonato de sódio, que ajuda os produtos de panificação que não contêm levedura. Nas pequenas quantidades usadas nos alimentos, o bicarbonato de sódio provavelmente não causa efeitos adversos. No entanto, em quantidades medicinais maiores, o bicarbonato de sódio pode não ser seguro para todos, então fale com o seu médico antes de tomá-lo. Efeitos colaterais leves: Pessoas que tomam bicarbonato de sódio às vezes experimentam efeitos colaterais leves, incluindo gases , aumento da sede e cólicas estomacais, mas muitas vezes não experimentam efeitos colaterais ao usá-lo em pequenas quantidades. Não tome bicarbonato de sódio com mais freqüência do que seu médico prescreve, ou você pode aumentar o seu potencial para efeitos colaterais mais graves.

Efeitos colaterais graves

Se você tiver quaisquer efeitos colaterais graves, você deve obter assistência médica atenção imediatamente. Estes incluem sangue em sua urina ou fezes, micção freqüente, respiração lenta, inchaço nos pés ou pernas, perda de apetite, náusea, dor de cabeça severa, vômitos, fraqueza ou irritabilidade. Embora não seja comum, uma reação alérgica também é possível. Os sintomas de uma reação alérgica incluem inchaço, urticária, coceira, erupção cutânea, dificuldade respiratória e espasmos musculares. Interações medicamentosas O bicarbonato de sódio pode interagir com certos medicamentos, incluindo pseudoefedrina, fentermina, medicamentos antifúngicos, cefalexina, corticosteróides outros antiácidos, ferro, lítio, vitaminas, certos antibióticos, quinidina, cetoconazol, benzodiazepinas, metenamina, metotrexato, flecainida e aspirina. Tome bicarbonato de sódio pelo menos duas horas antes ou depois destes medicamentos para limitar o potencial de interações.

Quem deve evitar o bicarbonato de sódio? Mulheres que estão grávidas e pessoas que têm problemas de fígado, retenção de líquidos, doença renal, insuficiência cardíaca congestiva ou hipertensão arterial pode precisar evitar tomar bicarbonato de sódio. Como o bicarbonato de sódio é rico em sódio, as pessoas com risco de pressão alta podem querer tomar cuidado ao usar esse medicamento. Um aumento na ingestão de sódio pode aumentar a probabilidade de pressão alta, especialmente se você consumir mais do que os recomendados mil e quinhentos miligramas de sódio por dia.