casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Como funciona um espirômetro?

Basic Definition

Um espirômetro mede a capacidade pulmonar e outras condições respiratórias. De acordo com a Mayo Clinic, um teste de espirometria é comumente usado em um consultório médico ou hospital como uma ajuda para medir a gravidade da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), asma e outras condições que afetam a respiração do paciente. Espirômetro

A American Lung Association afirma que quando um teste de espirometria é realizado, o paciente é solicitado a respirar em um tubo conectado ao espirômetro. O espirômetro mede a taxa de ar inspirado e expirado, bem como a capacidade pulmonar. A medida típica do espirômetro é chamada de “volume expiratório forçado no primeiro segundo”, comumente referido como VEF1, com o expiratório referente à expiração. De acordo com o Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue, o espirômetro também registra a quantidade total da expiração em uma medida chamada “capacidade vital forçada”, ou CVF.

Dados recolhidos

O espirômetro lê o dados do VEF1 e da CVF e compila em um gráfico, que compara os resultados do paciente com os dados médios da capacidade pulmonar saudável. Ao ler o gráfico, o médico é capaz de determinar a extensão do dano pulmonar do paciente como um percentil de capacidade.

Outros Usos

Pacientes submetidos a um teste de estresse podem fazer um teste espirométrico antes e depois do exercício período para medir o efeito do exercício nos pulmões. Neste caso, o espirômetro fará o gráfico de ambas as leituras no mesmo gráfico, permitindo que o médico identifique facilmente quaisquer problemas respiratórios (como asma) que sejam induzidos pelo esforço físico. Da mesma forma, para determinadas condições, um médico realizará um teste de espirometria e, em seguida, administrará uma medicação inalatória (chamada broncodilatador) para abrir os pulmões antes de realizar outra espirometria para medir a eficácia da medicação na melhora do fluxo de ar.