casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Os efeitos colaterais dos comprimidos de co-codamol

O co-codamol é um medicamento de prescrição que emprega paracetamol e fosfato de codeína como seus principais ingredientes. É mais amplamente usado como analgésico e redutor de febre. Alguns efeitos colaterais adversos podem ser experimentados durante o uso deste medicamento. Um médico deve ser consultado antes de tomar analgésicos, como co-codamol.

Os principais ingredientes ativos em co-codamol são paracetamol e fosfato de codeína. De acordo com a medical-look.com, “o paracetamol é usado no tratamento de dor leve a moderada e na redução da febre. A codeína é um opióide, que imita o efeito das endorfinas, que são substâncias químicas que reduzem a dor e ajuda a programá-las para aliviar a dor. ”- Efeitos colaterais comuns - Como com qualquer medicamento, algum lado efeitos têm sido associados com o uso de co-codamol. Alguns efeitos colaterais comuns que podem ser experimentados incluem, mas não estão limitados a, tonturas, tonturas, náuseas ou vômitos, sonolência, distúrbios da visão, cansaço ou fraqueza, constipação, insônia, dor ao urinar, cólicas estomacais, constipação, dor ao urinar, pesadelos, boca seca, uma falsa sensação de bem-estar, dor de cabeça ou mal-estar.

Efeitos colaterais raros

Existem outros efeitos colaterais mais raros e graves associados ao uso do co-codamol. Alguns efeitos colaterais raros incluem, mas não estão limitados a urina escura, fezes pretas, com sangue ou com alcatrão, dor de garganta, manchas brancas na boca ou lábios, dor na região lombar ou lateral, batimentos cardíacos irregulares, icterícia, inquietação, tremores, respiração irregular, sudorese, inchaço facial, rubor, zumbido nos ouvidos, depressão, alterações de humor, fezes claras ou alucinações.

Overdose

Mais de dois comprimidos de co-codamol nunca devem ser tomados de uma só vez . Tomar mais do que a dose recomendada deste medicamento pode aumentar muito a probabilidade de sofrer efeitos colaterais ou até mesmo uma overdose. Os sinais de uma sobredosagem incluem pele pegajosa, confusão, fraqueza grave, batimentos cardíacos lentos, pupilas pontiagudas, sonolência grave, lesões no fígado ou nos rins, tensão arterial baixa e nervosismo ou inquietação graves. Advertências

Algumas condições médicas podem afetam o uso de co-codamol. Um médico deve ser consultado antes de tomar este medicamento se uma pessoa tiver histórico de doença hepática alcoólica, dependência de drogas, problemas emocionais, doenças cerebrais, doenças pulmonares como enfisema, asma, próstata aumentada, epilepsia, pressão arterial baixa, doença cardíaca, cálculos biliares doença renal ou hepática. As chances de ter efeitos colaterais graves são aumentadas em pessoas com tireoide pouco ativa. Sintomas de abstinência como sudorese, náusea, fadiga severa, coriza, dor, vômito e depressão podem ser experimentados se o uso deste medicamento for interrompido repentinamente.