casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

O que causa tremores involuntários?

Um tremor é um movimento rítmico e involuntário de uma área do corpo normalmente sob controle voluntário. De acordo com o Instituto Nacional de Distúrbios Neurológicos e Derrames, mais de 20 diferentes formas de tremores causados ​​por mecanismos variados ocorrem, com as mãos mais freqüentemente afetadas. Alguns tipos de tremores ocorrem de forma transitória, enquanto outros são crônicos e progressivos.

tremor essencial

Tremor essencial é a forma mais comum do distúrbio, relata o Instituto Nacional de Distúrbios Neurológicos e Derrames. O tremor essencial não faz parte da doença neurológica degenerativa; ocorre isoladamente. O tremor afeta mais comumente as mãos, embora os músculos da cabeça, voz, braços, pernas, língua e tronco possam estar envolvidos. O tremor essencial é um tremor intencional, ou seja, os sintomas são provocados ou aumentados com movimentos propositais. Assim, o tremor essencial das mãos interfere em muitas tarefas diárias, incluindo escrever, comer, abotoar roupas e agarrar objetos. Estresse, transtornos emocionais e cafeína ou outros estimulantes podem causar sintomas agravantes. Este distúrbio apresenta mais comumente em pessoas com mais de 40 anos de idade. Pode ser progressivo em algumas pessoas com a doença. As informações fornecidas pela MayoClinic.com indicam que aproximadamente 50% das pessoas com tremor essencial têm uma forma hereditária da doença conhecida como tremor familiar. Entre aqueles que não têm tremor familiar, a causa do tremor essencial permanece incerta.

Doença de Parkinson

A doença de Parkinson é um distúrbio crônico caracterizado por deterioração progressiva do controle muscular devido à perda de células nervosas na substância. área nigra do cérebro. O tremor é geralmente o primeiro sintoma da doença de Parkinson. No início da doença de Parkinson, o tremor afeta um lado do corpo. Mais comumente, uma das mãos é afetada, embora o tremor possa aparecer primeiro na mandíbula ou no pé. Um tremor da doença de Parkinson é um tremor em repouso, o que significa que é pior em repouso e melhora com movimentos intencionais - o oposto do tremor essencial. À medida que a doença de Parkinson progride, os tremores ocorrem em ambos os lados do corpo e se tornam cada vez mais graves. O tratamento da doença de Parkinson pode diminuir a gravidade dos sintomas, mas não altera o curso da doença.

Distúrbios Metabólicos

Certos distúrbios metabólicos podem causar tremores, que representam uma forma exagerada de um tremor imperceptível de baixo nível que ocorre em todas as pessoas. . Um baixo nível de açúcar no sangue, uma glândula tireóide hiperativa ou a abstinência de álcool podem provocar esses tremores, conhecidos como tremores fisiológicos aumentados. Os tremores fisiológicos aumentados também podem ocorrer como efeito colateral de certos medicamentos, incluindo broncodilatadores, lítio, teofilina, valproato, metoclopramida, amiodarona e certos antipsicóticos.