casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Lúpus e rosto vermelho durante o exercício

O lúpus é uma doença auto-imune que pode causar inflamação nas articulações, na pele e nos principais órgãos. Embora não haja cura, os sintomas podem ser tratados com medicação. Exercícios regulares e moderados também são benéficos. Embora o rosto corado seja uma consequência comum do exercício - tanto para as pessoas que têm lúpus quanto para as que não o fazem -, um rubor em forma de borboleta nas bochechas e no nariz é um sintoma clássico de lúpus. Sua aparência pode indicar que um flare - ou agravamento dos sintomas - é iminente.

Lupus Features

A mais comum - e mais grave - forma de lúpus é lúpus eritematoso sistêmico, ou LES . Os sintomas podem variar de leves a graves, com a doença aumentando e diminuindo de forma imprevisível. Além da característica erupção facial em forma de borboleta, os sinais de lúpus podem incluir dor nas articulações; fadiga; "mudanças de peso; perda de cabelo; falta de ar; e uma tendência a ferir facilmente. Você também pode sentir ansiedade, depressão, confusão e perda de memória. As complicações do lúpus podem ser graves e podem incluir danos nos rins, disfunção cognitiva e aumento do risco de câncer. A causa do lúpus é desconhecida; genética e ambiente podem desempenhar um papel. O seu médico pode prescrever corticosteróides, medicamentos anti-inflamatórios ou medicamentos imunossupressores. MayoClinic.com informa que a exposição à luz solar e à luz fluorescente pode desencadear um surto; infecções e certos medicamentos também podem atuar como gatilhos.

Rash da borboleta

De acordo com um artigo de 2002 da "American Family Physician", 90% dos pacientes com lúpus eventualmente apresentam sintomas na pele. Erupção cutânea - conhecida clinicamente como erupção malar - pode ser plana ou aumentada e pode variar em intensidade, de um leve rubor até uma profunda descoloração carmesim. Embora seja geralmente indolor, alguns pacientes relatam coceira ou ardor. Seu médico pode prescrever um creme esteróide para tratar a erupção.

Flushing Durante o Exercício

O rubor facial geral durante o exercício é causado pela dilatação dos vasos sanguíneos por causa do aumento da circulação. O rubor facial também pode resultar de queimaduras solares. De acordo com a Lupus Foundation of America, dois terços dos portadores de lúpus aumentaram a sensibilidade aos raios ultravioleta. Se você não foi diagnosticado com lúpus e notar rubor e vermelhidão em um padrão de borboleta no rosto durante o exercício, consulte o seu médico. Se você foi diagnosticado com lúpus, chame seu médico se uma erupção cutânea aparecer em seu rosto durante o exercício; isso pode sinalizar um clarão que se aproxima. Se você já tiver uma erupção cutânea, o aumento do fluxo sanguíneo para o rosto causado pelo exercício pode torná-lo mais visível.

Considerações sobre exercícios

Embora o exercício possa tornar sua erupção mais visível, ele traz benefícios substanciais . O Lupus Foundation of America recomenda exercícios regulares e moderados para ajudar a fortalecer os ossos, tonificar os músculos, melhorar a flexibilidade e a amplitude de movimento e ajudar a aliviar o estresse, a depressão e a fadiga que podem acompanhar o lúpus. Segundo o "American Family Physician", a obesidade e a pressão alta estão associadas ao lúpus; o exercício pode ajudar a reduzir o risco dessas condições. MayoClinic.com recomenda 30 minutos de atividade aeróbica na maioria dos dias da semana. O LFA aconselha a caminhada, natação, ciclismo e treinamento de resistência leve. Proteja-se do calor e do excesso de sol exercitando-se em ambientes fechados ou agende os treinos de manhã e à noite. Use sempre um protetor solar com um FPS de pelo menos 30; um chapéu de abas largas pode fornecer proteção adicional. Antes de iniciar uma rotina de exercícios para o lúpus, consulte seu médico.