casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Efeitos sociais do abuso de drogas

Muitas pessoas se perguntam sobre os efeitos sociais do abuso de drogas. O abuso de drogas corrói a vida social do viciado, destruindo sua família, amizades e relações profissionais. Sem intervenção, o viciado em drogas pode acabar sozinho, sendo a droga sua única "amiga". Abaixo estão alguns dos efeitos sociais do abuso de drogas.

Isolamento

O isolamento é o efeito social mais comum do abuso de drogas. O abusador de drogas, eventualmente, mantém uma conexão apenas com sua droga de escolha. Dependendo da droga de escolha, a tensão financeira pode ser devastadora. A compra de drogas se torna mais importante para o viciado em drogas do que as responsabilidades diárias.

Relacionamentos

Ligações estreitas com o usuário de drogas são afetadas. Relacionamentos se tornam disfuncionais, como o co-dependente reconhece os efeitos das drogas.

Os efeitos sociais na família podem ser sentidos muito depois do vício. A família pode ser dissolvida, as crianças podem desenvolver problemas emocionais e a confiança pode ser abalada.

Vida profissional

O abuso de drogas pode levar a ausências inexplicáveis, dias de doença esgotados e, eventualmente, perda de emprego. A gravidade do abuso de drogas determinará a linha do tempo.