casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

O que é um MIBI Scan Persistente?

Um MIBI persistente é um procedimento que é realizado para avaliar indivíduos com suspeita de doença cardiovascular. O exame procura especificamente o estreitamento dos vasos sangüíneos que suprem o músculo cardíaco (chamados vasos coronários). O estreitamento dos vasos coronarianos é mais evidente durante o exercício. Assim, um clínico geralmente enfatiza o coração com o exercício para avaliar a patência dos vasos coronarianos. No entanto, os pacientes que não podem realizar um teste de esforço são dadas Persantine, uma droga que estressa o coração da mesma maneira que o exercício.

MIBI

MIBI é um agente radioativo que é injetado na corrente sanguínea. A substância se distribui no tecido cardíaco de uma maneira proporcional ao fluxo sanguíneo dentro do tecido. São realizadas imagens especiais que detectam a MIBI à medida que se distribuem pelo tecido cardíaco. As imagens permitem que o médico observe quaisquer áreas de fluxo sanguíneo anormal no coração, o que pode indicar uma doença arterial coronariana.

O teste envolve a injeção de MIBI na corrente sanguínea por meio de uma linha intravenosa. Então, fotos serão tiradas do seu coração em repouso. Você será administrado Persantine para enfatizar seu coração. Mais fotos serão tiradas para determinar mudanças no fluxo sangüíneo do seu coração enquanto estiver estressado. Durante todo o procedimento, a atividade elétrica do seu coração será monitorada e registrada via ECG e sua pressão arterial será monitorada também.

Avisos

O Persantine não deve ser usado em indivíduos com uma doença do espasmo brônquico, pois pode exacerbar esta condição. Os pacientes não devem consumir drogas ou alimentos que contenham cafeína ou teofilina antes do procedimento, pois isso pode produzir resultados falsamente negativos.

Uma variante de MIBI persante pode ser realizada em indivíduos com dor torácica ao esforço, aqueles com doença arterial coronariana conhecida (para determinar a extensão da doença), determinar o risco individual de doença cardíaca ou avaliar outros sintomas que ocorram durante o esforço.