casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Segurança de Prednisona Tomada com Diverticulite

Muitas pessoas que envelhecem em seus 60 anos e além desenvolvem uma condição médica chamada diverticulite. A diverticulite é uma doença tratável, mas pode tornar-se potencialmente fatal em algumas circunstâncias. Os idosos são particularmente vulneráveis. É importante entender quais medicamentos prescritos com frequência podem piorar os sintomas da diverticulite e quando devem ser evitados.

A diverticulite é a inflamação dos divertículos. Os divertículos são bolsas semelhantes a sacos inofensivos que se desenvolvem em pontos fracos nas paredes do trato digestivo, mais frequentemente no cólon. Pessoas de todas as idades podem desenvolver divertículos, mas a probabilidade é maior nos últimos anos. O termo médico para divertículos assintomáticos é "diverticulose". Às vezes as bolsas ficam infectadas, e isso pode levar a sérios problemas médicos e dor. A condição, em seguida, torna-se "diverticulite".

Se você receber um diagnóstico de diverticulose, o médico analisa estratégias, como mudanças na dieta para ajudar a evitar a infecção. Se você está procurando atendimento médico porque já tem dor ou febre que são sintomáticos de inflamação ou infecção, seu médico prescreve o tratamento com antibióticos, bem como restrições alimentares. Casos graves podem necessitar de cirurgia. Em todas as situações, você é aconselhado a evitar medicamentos esteróides, como a prednisona.

Precauções de Medicação

A prednisona é uma droga corticosteróide com propriedades anti-inflamatórias. É um tratamento eficaz em muitas condições, incluindo artrite, alergias, asma, úlceras e até câncer. No entanto, como todos os esteróides, a prednisona tem efeitos colaterais. Isso enfraquece o sistema imunológico e torna você vulnerável à infecção. O uso de prednisona durante um caso ativo de diverticulite pode aumentar a gravidade da doença. Ele também pode reacender uma infecção resolvida, por isso você deve evitar tomar prednisona, mesmo depois de seus sintomas de diverticulite foram tratados com sucesso.

Riscos Adicionais

A prednisona também pode apresentar problemas para pessoas com diverticulose assintomática. Esteróides podem levar a perfurações nos divertículos, liberando bactérias intestinais nos tecidos circundantes e causando infecção grave. De acordo com o Jornal da Associação Médica da Nova Zelândia, a taxa de mortalidade nesses casos é entre 27% e 100%. Os médicos que prescrevem prednisona para condições médicas não relacionadas podem não prever que você tenha um caso não diagnosticado de diverticulose. Informe seu médico se você desenvolver sintomas de dor e sensibilidade no lado inferior esquerdo do abdômen após um ciclo de prednisona. Você pode ter desenvolvido um caso de diverticulite.

Especial preocupação com os idosos

Os idosos são particularmente propensos à diverticulose. O National Digestive Diseases Information Clearinghouse relata que quase metade da população tem a doença aos 60 anos, e até um quarto desses indivíduos desenvolverá uma infecção perigosa. Para complicar as coisas, os idosos são prescritos prednisona para uma infinidade de outras condições que são igualmente fatais. Se você tiver diverticulose ou diverticulite, é importante informar ao médico se você está sendo tratado com prednisona para outros problemas médicos. Ela pode rever suas opções e determinar o curso mais seguro e eficaz de tratamento para seus problemas de saúde.