casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Efeitos colaterais renais da metformina

Metformina, ou Glucophage, é uma droga comumente usada para tratar diabetes mellitus tipo 2. Está disponível em formulários de curta e longa duração. RxList relata os efeitos colaterais mais comuns associados à metformina, ocorrendo em mais de 5 por cento dos pacientes que usam a droga, são diarréia, náuseas, vômitos, flatulência, falta de força difusa, dor de cabeça, indigestão e desconforto abdominal. Os efeitos colaterais renais induzidos pela metformina são raros, mas podem ser letais.

A acidose láctica A metformina é excretada para fora do corpo pelos rins. Quando os rins não estão funcionando adequadamente, a metformina pode se acumular em altas concentrações, o que pode resultar em acidose láctica. A acidose láctica é uma anormalidade metabólica grave e rara que ocorre com diabetes descontrolado, hipotensão severa e altos níveis de metformina. De acordo com Drugs.com, acidose láctica induzida por metformina é fatal em mais de 50 por cento dos casos e geralmente ocorre em pacientes diabéticos com disfunção renal significativa. A metformina deve ser usada com grande cautela em pacientes com doença renal crônica e deve ser temporariamente suspensa para cirurgia ou procedimentos que requerem agentes radiocontrastos. Os sintomas de acidose láctica são geralmente inespecíficos, mas podem incluir hipotermia, hipotensão e ritmo cardíaco lento. A acidose láctica sempre exige hospitalização imediata com cuidados intensivos de suporte e, geralmente, hemodiálise.

Insuficiência Renal Aguda

Insuficiência renal aguda é caracterizada pela incapacidade dos rins de filtrar as toxinas do sangue como resultado de uma lesão no rim. rim. Existem numerosas causas de insuficiência renal aguda, mas uma das mais comuns é a desidratação. Efeitos colaterais gastrointestinais são comuns com a terapia com metformina e diarréia ou vômitos significativos, particularmente quando há doença renal crônica subjacente, pode levar a desidratação grave e insuficiência renal aguda. Descontinuação da metformina e reidratação vigorosa geralmente resulta na restauração da função renal basal.

Proteinúria

Nem todos os efeitos colaterais renais do uso de metformina são prejudiciais. A proteinúria, ou albuminúria, é uma condição na qual o rim é anormalmente excretando proteína na urina. A proteinúria é uma característica do dano renal e o diabetes é um dos principais culpados. Em um artigo de 2008 no "American Journal of Hypertension", Cubedda e seus colegas relataram que a combinação de metformina, juntamente com um estilo de vida saudável, pode reduzir a quantidade de proteinúria observada no diabetes.