casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Doenças granulomatosas do pulmão

Os granulomas pulmonares são aglomerados de tecido cronicamente inflamado, geralmente causado por uma infecção fúngica ou bacteriana. Eles também podem se formar devido a doenças não infecciosas, ou por irritação do tecido pulmonar por um corpo estranho. Os granulomas consistem em aglomerados de certas células do sistema imunológico e podem eventualmente progredir para áreas localizadas de tecido cicatricial nos pulmões.

Tuberculose

A tuberculose, ou TB, é uma infecção bacteriana causada pelo Mycobacterium tuberculosis. A doença pode se espalhar de pessoa para pessoa através do ar que está contaminado com os organismos da tuberculose. Uma vez inaladas, as bactérias infectam os pulmões. Em um esforço para conter a invasão bacteriana, o sistema imunológico trabalha para isolar as áreas infectadas, produzindo granulomas. Se o sistema imunológico não consegue matar os organismos, resulta em tuberculose ativa, produzindo sintomas de perda de peso, suores noturnos, febre e tosse.

A maioria das pessoas infectadas com a bactéria da tuberculose cura completamente e nunca experimenta sinais ou sintomas. da doença. Uma pessoa infectada em 10, no entanto, pode desenvolver tuberculose ativa em algum momento, de acordo com o Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas.

Histoplasmose

Histoplasmose é outra doença infecciosa que produz granulomas pulmonares. É causada pela inalação de esporos do organismo fúngico Histoplasma capsulatum. A maioria das infecções com histoplasma não produz sintomas, ou apenas doença leve. Formas mais graves de histoplasmose ocorrem como doença autolimitada, aguda, doença pulmonar crônica ou uma forma progressiva muito grave que afeta muitos sistemas orgânicos.

A doença grave é mais comum em bebês e naqueles com imunidade enfraquecida. Quando a infecção é ruim o suficiente para produzir sintomas, a pessoa fica com febre e tosse e geralmente se sente mal. Esta forma aguda geralmente se resolve dentro de duas a seis semanas, de acordo com a Biblioteca Médica On-line da Merck Manuals. A forma crônica causa perda de peso, febre e problemas respiratórios. A maioria das pessoas se recupera lentamente, mas essa forma pode levar à destruição do tecido pulmonar e à morte eventual. A forma progressiva causa febre e fraqueza e também pode causar o aumento dos gânglios linfáticos, baço e fígado. Sem tratamento, esta forma geralmente é fatal.

Sarcoidose

A sarcoidose é uma doença inflamatória que potencialmente envolve vários órgãos, mas afeta mais freqüentemente os pulmões. Muitos granulomas podem se formar em várias partes do corpo e os sintomas variam dependendo das áreas envolvidas.

Quando os granulomas se formam nos pulmões, uma pessoa pode sentir tosse, chiado ou dor no peito. Fadiga, sudorese noturna e perda de peso também são comuns à doença.

A sarcoidose tem um curso variável. Muitas pessoas com a doença terão poucos sintomas ou a doença pode desaparecer. Outros têm doença grave que afeta o coração e o cérebro. Embora rara, a sarcoidose às vezes resulta em morte.