casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Sintomas do Baço da Doença de Lyme

A doença de Lyme é causada pelo parasita Borrelia burgdorferi, que é transportado por carrapatos. Os humanos desenvolvem a doença de Lyme depois de receber uma mordida de um carrapato infectado. O diagnóstico precoce e o tratamento com antibióticos normalmente curam a doença e eliminam todos os sintomas. No entanto, se a doença não for tratada, ela pode se espalhar para outras partes do corpo, incluindo o baço, e causar sintomas adicionais.

O baço aumentado

Se o parasita que causa a doença de Lyme não for tratado, se pode se espalhar para outras partes do corpo. Alguns pacientes com doença de Lyme não tratada podem desenvolver um baço dilatado, de acordo com a North Caroline Lyme Disease Foundation. O baço é um órgão pequeno, do tamanho de um punho, encontrado sob a caixa torácica, no lado esquerdo do corpo. O baço filtra o sangue e produz glóbulos brancos usados pelo sistema imunológico para combater doenças. Certos tipos de infecção, como a doença de Lyme, podem fazer com que o baço inche.

Sintomas físicos

Se o baço ficar aumentado, pode causar vários sintomas adicionais. O mais comum é dor ou sensibilidade na área do baço, no lado esquerdo das costas, logo abaixo da caixa torácica. A dor pode às vezes se espalhar para o ombro esquerdo. Se o baço pressiona o estômago, pode causar sensação de plenitude depois de comer apenas uma pequena quantidade de comida, ou sem comer nada, explica a Clínica Mayo. Os médicos geralmente podem diagnosticar um baço aumentado através de um exame físico.

Sintomas adicionais

Como o baço filtra o sangue e regula o suprimento de sangue, um baço aumentado pode causar anemia, ou baixos níveis de glóbulos vermelhos no sangue. sangue. Um baço aumentado tende a reter mais glóbulos vermelhos do que precisa, em vez de liberá-los na corrente sanguínea. Se os níveis de glóbulos vermelhos baixarem demais, podem ocorrer sintomas adicionais, como hemorragia fácil e problemas de coagulação, de acordo com os Manuais Merck. Pessoas com baço aumentado também podem sofrer de fadiga e sentimentos de fraqueza e cansaço.

, , ] ]