casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Os primeiros sintomas do linfoma

O linfoma é um câncer do sistema linfático. Como parte do sistema imunológico, o sistema linfático monitora todo o seu corpo para germes invasores. Consiste em uma rede de tecidos especializados que armazenam células treinadas para lutar contra invasores. Quando as pessoas desenvolvem linfoma, os linfócitos se tornam anormais e seu crescimento fica fora de controle. Reconhecendo os primeiros sintomas de linfoma ajuda na captura do câncer nos estágios iniciais, quando o tratamento é mais provável de ser bem sucedido.

Linfonodos Amplificados

Pequenos órgãos em forma de feijão do sistema linfático são chamados de linfa nós. Eles estão espalhados por todo o corpo - alguns perto da superfície da pele e outros profundamente enraizados nos órgãos e tecidos do corpo. Com linfoma, os linfócitos cancerígenos se acumulam nos nódulos, fazendo com que inchem. Os gânglios linfáticos inchados abaixo da pele podem ser sentidos nas axilas, pescoço e virilha. Ter um ou mais linfonodos de superfície inchados é um sintoma inicial comum do linfoma. Normalmente, eles não são dolorosos. Nós inchados no fundo do corpo podem causar outros sintomas. Por exemplo, inchaço nos gânglios linfáticos do pulmão pode causar tosse.

Febre inexplicada

Febre que se desenvolve no linfoma é semelhante àquela associada com a infecção - exceto que não há infecção para explicar a febre. A febre no linfoma é tipicamente mais perceptível à noite. À medida que o tempo passa, muitas vezes torna-se contínuo e mais severo. Uma febre periódica que se repete em intervalos diferentes ao longo de várias semanas pode ser vista com linfoma. Este padrão característico não é comum e pode não ser notado até depois do aparecimento de outros sintomas. Perda de peso Perda de peso sem razão aparente pode ser um sintoma precoce do linfoma. Isso é particularmente preocupante se você perdeu mais de 10% do seu peso corporal em um período de 6 meses. A razão para a perda de peso é em parte devido à perda de apetite e parte devido ao aumento do gasto de energia que acontece com o crescimento descontrolado das células. A perda de peso é um sintoma para muitos outros tipos de câncer. Suores noturnos

sudorese noturna sufocante pode anunciar a presença de linfoma não diagnosticado. Esse sintoma é incômodo para algumas pessoas quando elas acordam e encontram suas roupas de dormir encharcadas de suor. Várias outras condições, incluindo infecções e desequilíbrios hormonais, também podem causar suores noturnos. Estas condições são mais prevalentes do que o linfoma, por isso é importante consultar o seu médico para obter um diagnóstico preciso.

Outros sintomas

O cansaço ao longo de vários dias e uma sensação de comichão também são considerados entre os primeiros sintomas de linfoma. Os primeiros sintomas do linfoma não são específicos. Muitas doenças e até mesmo reações corporais normais podem reproduzir esses mesmos sintomas. Deverá consultar o seu médico se tiver algum destes sintomas, particularmente se persistirem durante algum tempo e não desaparecerem.