casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Altos níveis de fosfatase alcalina e pancreatite

O pâncreas secreta enzimas digestivas através do ducto pancreático. As enzimas digestivas se misturam com a bile da vesícula biliar para digerir os alimentos. A pancreatite aguda, na maioria das vezes, ocorre quando os cálculos biliares se alojam no ducto biliar comum, o ducto que conecta o fígado, a vesícula biliar e o pâncreas ao intestino delgado. Bloqueio no ducto biliar comum pode causar enzimas hepáticas a subir e pode levar à inflamação do pâncreas. Fosfatase alcalina

Inflamação no fígado se desenvolve se cálculos biliares bloquear o ducto biliar comum e bile faz o backup na fígado, causando danos. Danos ao fígado e tecidos ósseos causam um aumento nos níveis sanguíneos de fosfatase alcalina e enzima produzida principalmente no fígado e osso.

Sintomas

Aumento dos níveis de fosfatase alcalina requer investigação para determinar a causa. Os sintomas da pancreatite incluem dor no quadrante superior direito do abdômen que também pode se estender até as costas. Náuseas e vômitos geralmente ocorrem com possível inchaço e sensibilidade no abdômen, tornando-o sensível quando tocado. Febre e pulso rápido também podem ocorrer. As pessoas com pancreatite parecem estar muito doentes.

Diagnóstico

Os testes sanguíneos podem diagnosticar altos níveis de fosfatase alcalina. Níveis elevados de fosfatase alcalina podem ocorrer em várias doenças, não apenas na pancreatite. Na pancreatite, as enzimas hepáticas, incluindo a fosfatase alcalina, podem aumentar rapidamente quando a dor começa e depois cai nos próximos dois a dois dias, de acordo com Christopher E. Forsmark em “Pancreatite and its Complications”. Níveis elevados de amilase e lipase, duas enzimas produzidas no pâncreas, também ocorre. O pâncreas fica no fundo da cavidade abdominal, dificultando o diagnóstico da pancreatite, de acordo com o Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais. Ultrassonografia abdominal, tomografia computadorizada ou ressonância magnética ajudam a diagnosticar pancreatite, juntamente com sintomas clínicos e trabalho de laboratório.

Complicações

Se um cálculo biliar bloquear o ducto biliar comum, a remoção da vesícula biliar e de quaisquer pedras removerá o bloqueio e permitir a inflamação do pâncreas para curar. A pancreatite aguda pode causar insuficiência renal aguda, o que pode levar à necessidade de diálise ou transplante renal. A pancreatite também pode levar a pseudocistos - acúmulo de tecido e detritos no pâncreas que podem empurrar toxinas para a corrente sanguínea, coração, pulmões ou outros órgãos.