casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Diferentes estágios do glaucoma

O glaucoma resulta de alta pressão dentro do olho que causa danos ao nervo óptico. Essa condição geralmente ocorre lentamente, progredindo ao longo de vários anos. Os médicos detectam o glaucoma examinando a parte de trás do olho e medindo a pressão intra-ocular. Para medir a pressão, o técnico do médico pode usar uma máquina que lança um sopro rápido de ar na superfície do olho ou, depois de colocar uma gota de anestesia, pode colocar suavemente um pequeno instrumento contra o olho. Compreender a pressão ocular, a aparência do nervo óptico e os diferentes estágios do glaucoma podem ajudar os portadores da condição a determinar o melhor tratamento possível.

Glaucoma Suspe:

Durante um exame oftalmológico, o médico pode descobrir uma pressão ocular alta. uma alta pressão não significa necessariamente que o olho tenha glaucoma. Os médicos devem examinar o nervo óptico para determinar se o nervo tem algum sinal de dano. Mesmo que o nervo óptico não mostre sinais visíveis de danos, o médico pode tirar uma foto do nervo óptico. A doença progride lentamente, e esta foto permitirá ao médico comparar o nervo óptico em um exame com uma foto durante um exame, alguns meses depois. Durante o tempo em que o médico observa o nervo óptico em busca de mudanças, ele diagnostica o paciente como suspeito de glaucoma.

Uma vez que o médico percebe alterações no nervo óptico, comparando fotos ou danos perceptíveis a o nervo óptico e altas pressões oculares, o médico irá diagnosticar a pessoa com glaucoma. Os estágios iniciais do glaucoma geralmente não causam alterações na visão, relata o Centro Médico da Universidade de Maryland. Altas pressões e um nervo óptico danificado podem não resultar em perda de visão e, para esses pacientes, o médico determina que o glaucoma está no estágio inicial. O médico geralmente tenta diminuir a pressão ocular com gotas de glaucoma.

Moderado e avançado

As pessoas com glaucoma moderado e avançado terão alterações na visão. Nos estágios moderados, o glaucoma retira áreas da visão periférica, e isso ocorre em uma progressão tão lenta que as pessoas geralmente não percebem mudanças na visão, de acordo com a Universidade de Maryland Medical Center. Estágios avançados muitas vezes eliminam toda a visão lateral, e algumas pessoas acabam perdendo completamente a visão. Nestes últimos estágios da doença, os médicos continuarão a prescrever colírios de glaucoma, embora, em algumas situações, eles possam recomendar uma cirurgia para ajudar a diminuir a pressão.

Agudo

O glaucoma pode ocorrer subitamente, resultante de fechamento de ângulo, uma condição onde o canal de drenagem fica completamente bloqueado, diz o National Eye Institute. O glaucoma agudo de ângulo fechado causa náuseas, vômitos e dor extrema nos olhos. Qualquer pessoa com esses sintomas deve procurar atendimento médico imediatamente. Um oftalmologista deve baixar a pressão do olho antes que ocorra uma perda permanente da visão. Inicialmente, o médico administrará medicações orais para diminuir a pressão e também colocará colírios no olho. Quando a pressão diminui e os sintomas diminuem, o médico provavelmente recomendará a cirurgia para permitir que o fluido seja drenado adequadamente.