casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Relação entre a L-tirosina e Dopamine

Muitos dos produtos químicos em seu corpo são criados através do que é chamado de um caminho biológico. Um caminho primeiro requer uma molécula precursora, geralmente a partir da dieta. Em seguida, ele é progressivamente modificado por uma série de enzimas até atingir uma molécula final que pode ser usada pelos organismos vivos. Desta forma, a tirosina pode ser alterada para se tornar dopamina em seu cérebro.

características da tirosina

A tirosina é um tipo de aminoácido. Existem 20 aminoácidos no total, mas cerca de nove deles não podem ser fabricados pelo seu corpo e devem ser obtidos através de sua dieta. Estes são conhecidos como aminoácidos essenciais. Segundo a Universidade de Maryland Medical Center, a tirosina é um dos aminoácidos não essenciais. Embora possa ser encontrado em alimentos ricos em proteínas, como aves, frutos do mar, nozes, laticínios e sementes, também é sintetizado a partir do aminoácido fenilalanina em seu corpo. Às vezes é chamado de L-tirosina porque os aminoácidos na Terra tendem a ser "canhotos" em vez de virados para a direita, o que descreve a maneira como a cadeia lateral dos aminoácidos se depara.

Função da Tirosina

Tirosina está envolvida na síntese de dopamina, um importante neurotransmissor - um produto químico que transmite sinais entre os neurônios - envolvido em suas funções motoras e humor. É uma molécula que ajuda na atenção e na aprendizagem, ativada em resposta ao humor, interação social e comida. A dopamina também afeta sua capacidade de sentir prazer e dor. No entanto, também tem um lado negativo: os níveis de dopamina são aumentados por drogas como heroína, álcool, cocaína, nicotina e anfetaminas, de acordo com um relatório da Universidade Internacional da Flórida.

Conversão para dopamina

A tirosina é metabolizado diretamente a dopamina através de uma via especial nas células. Isto é conseguido através da enzima conhecida como tirosina hidroxilase. Uma enzima é uma proteína que facilita uma reação química. Nesse caso, a tirosina hidroxilase é uma enzima que contém ferro e transfere oxigênio do ar para a molécula de tirosina.

Benefício da L-Dopa

A tirosina hidroxilase catalisa a conversão da L-tirosina em uma molécula intermediária conhecida. como L-dopa. Para realizar essa tarefa, a tirosina hidroxilase precisa de um cofator - um composto químico não proteico que está ligado à proteína para facilitar a atividade biológica. L-dopa é um composto orgânico semelhante em composição à tirosina. Ele também pode ser isolado e usado no tratamento de várias doenças, como a doença de Parkinson.

Dopamina é finalmente catalisada através de outra enzima que libera dióxido de carbono a partir de L-dopa. A dopamina é um tipo de catecolamina - essencialmente, um hormônio de "luta ou fuga" liberado pela glândula adrenal em resposta ao estresse. A noradrenalina e a adrenalina são companheiras catecolaminas, que podem ser usadas para sintetizar a dopamina.