casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Efeitos GABA no crescimento muscular

O ácido gama-aminobutírico, ou GABA, é uma substância que os fisiculturistas e outros atletas às vezes usam quando procuram uma vantagem competitiva. É um aminoácido que serve como neurotransmissor no cérebro. GABA é legal como um suplemento dietético, embora a Food and Drug Administration dos EUA considere certos compostos intimamente relacionados, incluindo o ácido gama-hidroxibutírico, ou GHB, como medicamentos não aprovados.

Teoria -

GABA age sobre a hipófise glândula, que controla a síntese do hormônio do crescimento e também desempenha um papel na temperatura corporal e ciclos de sono, de acordo com a revista Iron. Fabricantes de suplementos de GABA os promovem como aumentando os níveis de hormônio de crescimento, facilitando a recuperação muscular, aliviando a ansiedade e induzindo o sono. Os resultados que os atletas esperam são mais tecido muscular magro e menores níveis de gordura corporal.

GABA é de valor duvidoso como um suplemento de musculação, de acordo com a revista Iron Magazine. Para agir sobre os níveis hormonais, seria necessário entrar no cérebro. Mas os suplementos não atravessam a barreira hematoencefálica. Assim, a revista conclui que "não parece ser particularmente eficaz em estimular a síntese /secreção do hormônio de crescimento ou promover relaxamento".

Efeitos colaterais

GABA geralmente não produz efeitos colaterais graves, de acordo com BodyBuildingForYou .com. Às vezes, pode causar formigamento no rosto e no pescoço. Um aumento leve e transitório da frequência respiratória e da freqüência cardíaca é possível. Se você não está tomando para relaxar ou ajudar com o sono, então sua ação sedativa também pode ser considerada um efeito colateral.

Os atletas geralmente tomam GABA por via oral, embora a administração intravenosa também seja possível. Eles consomem com o estômago vazio, uma vez por dia antes de dormir, de acordo com a revista Iron Magazine. Fisiculturistas hardcore às vezes tomam 5 g por dose, mas 1 g ou 2 g é mais comum. Na verdade, observa a revista, um comprimido típico de GABA disponível comercialmente contém 250 a 750 mg - bem menos de 1 g.

Aviso

Use um exame cuidadoso ao avaliar alegações de fabricantes de suplementos. A FDA levou uma fabricante de GABA a tarefa em março de 2004 por afirmar que seus produtos "estimulam a capacidade do organismo de secretar o potente hormônio da queima de gordura hGH durante o sono" e que "pessoas que tomam GABA tendem a perder gordura corporal em excesso". Em uma carta de advertência, autoridades do FDA informaram a Better Better, empresa de Clifton Park, N.Y., que as declarações sobre os produtos da InShape DreamShape "não eram apoiadas por evidências científicas confiáveis".