casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Possíveis Complicações dos Transtornos de Ansiedade

Lutando contra a ansiedade crônica não está apenas lidando com preocupações ou sentimentos constantes de estar sobrecarregado, ela também pode exaurir uma pessoa mental e emocionalmente e causar sérios problemas de saúde. >

Sem tratamento adequado, os distúrbios de ansiedade podem levar a baixa auto-estima, isolamento, falta de sono, declínio cognitivo e uma sensação geral de exaustão e desesperança. Devido à falta de energia e aos desafios emocionais avassaladores, as pessoas com ansiedade crônica são frequentemente incapazes de acompanhar as demandas de suas vidas cotidianas. Perda de emprego, problemas financeiros e fim de relacionamentos são possíveis conseqüências que podem agravar o sentimento geral de desesperança e aprisionamento. Não surpreendentemente, a ansiedade é um importante fator de risco para o desenvolvimento de depressão. Mais estudos revelaram que a ansiedade combinada com a depressão aumenta o risco de ideação suicida e tentativas de suicídio.

Vícios em drogas, álcool ou nicotina são bastante comuns entre pessoas que lutam contra a ansiedade por um longo período de tempo. Semelhante à depressão, o comportamento aditivo pode ser um fator de risco para e uma complicação dos transtornos de ansiedade.

A ansiedade freqüentemente provoca problemas digestivos, como a síndrome do intestino irritável, azia, cólicas, inchaço, diarréia ou Prisão de ventre. Flutuações de peso, perda de interesse sexual, problemas de sono, dores de cabeça, tensão muscular e dor crônica são outros problemas físicos comuns relacionados à ansiedade. Estudos demonstraram que o estresse crônico e a ansiedade também podem levar a desafios de saúde mais graves. , como doenças cardiovasculares, diabetes e até câncer. Essas doenças relacionadas ao estresse são as causas mais comuns de morte na maioria das nações industrializadas. A ansiedade crônica estimula a liberação contínua dos hormônios do estresse epinefrina, noradrenalina e cortisol na corrente sanguínea, forçando o corpo a permanecer em estado de luta ou fuga. Em resposta, a pressão arterial, a frequência cardíaca e os níveis de colesterol aumentam, que são os principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardíacas e derrames.

Estresse e ansiedade também diminuem a atividade do sistema imunológico e diminuem o número de sangues brancos células Além disso, os pesquisadores identificaram que o estresse desempenha um papel importante no desenvolvimento de alergias e doenças auto-imunes. Como essas próprias doenças podem causar estresse e ansiedade significativos, tanto as condições físicas quanto mentais podem se exacerbar em um ciclo viscoso.

Mais complicações físicas

Em nível celular, os hormônios do estresse aumentam o estresse oxidativo nas células e levam ao acúmulo de radicais livres que causam danos às células. Os radicais livres podem ferir todos os componentes de uma célula, incluindo os telômeros, que são sequências de DNA específicas no final dos cromossomos. Os telômeros são projetados para proteger os cromossomos da degradação e impedi-los de se fundirem uns com os outros. Os cientistas descobriram que as células de pessoas que sofrem de estresse crônico encurtaram significativamente os telômeros, o que significa que essas pessoas correm maior risco de envelhecimento acelerado, câncer e doenças auto-imunes e cardíacas.

Ansiedade pode ter efeitos graves e duradouros sobre saúde mental e física de uma pessoa. Se você sentir sentimentos crônicos de ansiedade, preocupação, desconforto ou insegurança, leve esses sintomas a sério e consulte seu médico. Embora a ansiedade possa fazer com que você se sinta sobrecarregado e sem poder, lembre-se de que não está sozinho. A ansiedade é um dos desafios de saúde mais prevalentes em nossa sociedade. A boa notícia é que existem muitas opções de tratamento eficazes para ajudá-lo a superar esse desafio emocional e recuperar seu poder.