casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Para que serve a Chlorella?

A clorela é um tipo de alga de água doce que é conhecida por seu denso teor de nutrientes. Embora seja amplamente utilizado no Japão por seu potencial para o tratamento de várias condições de saúde, a pesquisa atual não suporta o uso de chlorella para tratar ou prevenir doenças em humanos. Vários estudos, no entanto, encontraram ligações entre a melhoria da saúde e suplementação de chlorella, particularmente em relação à desintoxicação e melhoria do estado antioxidante.

Rico em antioxidantes e vitaminas

A American Cancer Society observa que chlorella é rica em dois antioxidantes, vitamina C e carotenóides. A atividade antioxidante da chlorella permite neutralizar os radicais livres nocivos que podem contribuir para danos no DNA e câncer. A clorela é particularmente rica em clorofila, um pigmento antioxidante que dá às plantas a cor verde. Além de antioxidantes, chlorella é rica em vitaminas do complexo B e ferro.

Os efeitos da clorofila

O Instituto Linus Pauling observa que a clorofila pode ter uma variedade de propriedades promotoras da saúde. Estes incluem a desintoxicação do corpo e do fígado, melhor cicatrização de feridas e proteção contra uma toxina prejudicial ao DNA, conhecida como aflatoxina, que é encontrada em grãos, legumes e amendoim mofados. De acordo com o instituto, a clorofila pode ser eficaz em bloquear certas toxinas causadoras de câncer, bem como reduzir a inflamação local, o que pode melhorar a cicatrização de feridas. Além disso, a clorofila pode ser eficaz como um desodorante interno, particularmente para pacientes com feridas fétidas.

Mulheres grávidas e que amamentam

A chlorela pode ter usos para mulheres grávidas e que amamentam. A American Cancer Society observa que suplementar com 6 gramas de chlorella por dia pode ser eficaz na prevenção da anemia, um sintoma comum da gravidez. "Journal of Medicinal Food" descobriu que a suplementação de chlorella reduz as dioxinas - compostos químicos que podem afetar negativamente a saúde humana - no leite materno, aumentando simultaneamente as concentrações de imunoglobulinas, que são importantes para a função imunológica "Nutrição" descobriu que fumantes do sexo masculino que receberam uma dose de 6,3 gramas de chlorella por dia durante seis semanas experimentaram uma diminuição significativa no sangue branco dano ao DNA celular. Os pesquisadores concluíram que a chlorella é um importante suplemento alimentar que deve ser incluído como parte de uma dieta saudável. Um estudo publicado em "Terapias Alternativas em Saúde e Medicina", em 2001, descobriu que a chlorella pode ter o potencial para aliviar os sintomas da fibromialgia, colite ulcerativa e hipertensão, melhorando a qualidade de vida.