casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Cigarros filtrados vs. não filtrados

Antes da década de 1950, todos os cigarros eram vendidos sem filtros. Na época, nenhum risco à saúde estava associado ao tabagismo e os cigarros não eram considerados perigosos. Durante a década de 1950, no entanto, os cigarros estavam ligados a um risco maior de câncer de pulmão. O cigarro filtrado foi a solução da indústria para eliminar a preocupação do público sobre a segurança do cigarro.

O que o filtro faz

O objetivo do filtro de cigarro é reduzir as quantidades de nicotina e alcatrão consumidos. Quando um fumante inala, a fumaça da extremidade iluminada flui através do cigarro para a boca e os pulmões. O filtro é projetado para conter perfurações minúsculas que permitem que o ar flua para dentro do filtro e a fumaça flua para fora. A ideia é que o ar flua para o filtro, expulsando uma parte da fumaça e reduzindo a quantidade de fumaça inalada. Quanto menos fumaça o fumante inala, menos alcatrão e nicotina entram em seu sistema. A única diferença entre cigarros filtrados e não filtrados é que os cigarros não filtrados permitem níveis ligeiramente mais altos de fumaça no sistema do fumante. O problema com filtros de cigarro é que a principal razão pela qual as pessoas fumam é dependência física à nicotina. Reduzir a quantidade de nicotina que o corpo recebe de um único cigarro não elimina o desejo. Portanto, o efeito colateral usual de um filtro de cigarro é que ele estimula o fumante a simplesmente fumar mais. Algumas pessoas podem até mesmo cortar o filtro de seus cigarros antes de fumar. O problema é a dependência do corpo à nicotina, não necessariamente a quantidade por cigarro.

Nicotina

A nicotina é uma substância química que existe naturalmente no tabaco. O tabaco é uma planta e é o principal ingrediente dos cigarros. Enquanto o tabaco contém milhares de substâncias químicas, a nicotina é aquela que as autoridades de saúde acreditam ser responsável pelos efeitos colaterais eufóricos ou relaxantes do tabaco. Muitos fabricantes de cigarros acrescentam produtos químicos adicionais ao seu produto, alguns dos quais podem incluir maiores quantidades de nicotina que não a quantidade normalmente encontrada no tabaco. Embora existam muitas leis para monitorar e regular os níveis de substâncias tóxicas nos cigarros, o tabaco (que invariavelmente contém nicotina) continua sendo o ingrediente principal. Os cigarros filtrados reduzem a quantidade de nicotina que entra no corpo do fumante. Embora não protejam completamente contra a inalação de nicotina, eles oferecem muito mais proteção do que os cigarros sem filtros.

A alternativa óbvia a como evitar a dependência da nicotina não é começar a fumar em primeiro lugar . Uma vez viciado, no entanto, desistir pode ser difícil. A maioria dos fumantes que tentam largar o vício falha na primeira tentativa.

Muitos produtos e serviços estão disponíveis para tentar ajudar as pessoas a deixar de fumar. Goma de nicotina está entre os mais populares. Ao eliminar o cigarro, elimina o alcatrão. A nicotina ainda é induzida no sistema, mas geralmente é administrada por adesivos ou goma de mascar. O adesivo retarda a taxa de entrada de nicotina no sistema, pois a nicotina deve entrar no corpo através da pele, em vez de ser diretamente inalada. Enquanto isso não elimina necessariamente os desejos de nicotina, ele reduz o risco de câncer de pulmão com cigarros não filtrados ou filtrados.

Cigarros foram originalmente rolados usando palha de milho. No século XVII, as cascas de milho foram substituídas por papel. Na década de 1830, os cigarros chegaram à França, onde receberam seu nome atual. Cigarro vem da palavra espanhola "sigarito". Não foi até o início da década de 1950 que todos os principais distribuidores de cigarros começaram a adicionar filtros a alguns de seus produtos. Agora, enquanto os cigarros não filtrados ainda estão disponíveis, a maioria dos fumantes prefere reduzir o risco de doenças através da compra de cigarros com filtro.