casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Fatos negativos sobre Spirulina

Lojas de saúde vendem o suplemento de algas azul-verde spirulina como um tratamento potencial para tudo, desde doenças cardíacas a diabetes. No entanto, de acordo com o MedlinePlus, atualmente não existem evidências médicas para comprovar qualquer uma das alegações de saúde relativas à espirulina. No entanto, este suplemento geralmente não desencadeia muitos efeitos negativos na saúde em doses normais. Fatos negativos sobre a spirulina estão relacionados à preparação do produto e sua inadequação para pessoas com certas condições médicas.

Contaminação

Embora a spirulina pura ofereça poucos riscos à saúde, a alga em crescimento é altamente propensa à contaminação. Contaminação ocorre através de vários meios naturais, incluindo o anatoxin mofo e uma substância tóxica chamada microcistina. Além disso, as algas absorvem poluentes locais, como metais tóxicos, como o mercúrio. Em todos os casos, esses contaminantes podem prejudicar o fígado e, em alguns casos, podem levar a doenças como o câncer. Outros sintomas adversos devido à contaminação incluem dores de cabeça, náusea e fraqueza. Em casos graves, as toxinas podem levar à morte. No entanto, os fornecedores respeitáveis ​​devem testar a spirulina para poluentes.

Medicamentos auto-imunes

Um fato negativo sobre a Spirulina é que ela pode agravar os sintomas de doenças auto-imunes. Algumas evidências apontam para o efeito estimulante da spirulina no sistema imunológico humano. Isso poderia tornar condições como lúpus, artrite, psoríase ou esclerose múltipla mais pronunciadas. Da mesma forma, spirulina poderia interagir com medicamentos concebidos como supressores do sistema imunológico, incluindo adalimumab, azatioprina ou ciclosporina.

Fenilcetonúria

A espirulina pode afetar negativamente as pessoas com a condição metabólica conhecida como fenilcetonúria, ou PKU, de acordo com a Universidade de Maryland Medical Center. Pessoas com fenilcetonúria geralmente têm a doença desde o nascimento, que suprime a capacidade de uma pessoa para quebrar fenilalanina, um tipo de aminoácido encontrado em muitos alimentos ricos em proteínas. Spirulina contém todos os aminoácidos essenciais, incluindo fenilalanina. Isso significa que, como um suplemento, pode ter o efeito não intencional de prejudicar uma pessoa com fenilcetonúria - levando a sintomas como convulsões ou erupções cutâneas ao longo do tempo.

Como o NYU Langone Medical Center aponta A spirulina contém muitos benefícios nutricionais, mas a um preço relativamente alto. Enquanto a spirulina é rica em proteínas, você pode obter proteínas vegetais e vegetais, como feijão, soja, grãos e nozes por um preço menor. Você também pode obter o beta-caroteno em spirulina sem gastar tanto consumindo vegetais comuns como cenouras. O ferro é encontrado em spirulina, mas você pode obter uma dose semelhante de vegetais de folhas verdes escuras, carnes vermelhas e peixes. Esteja ciente de que até que evidências médicas confirmem o contrário, a Spirulina oferece poucos benefícios nutricionais adicionais a uma dieta saudável.