casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Efeitos colaterais de cápsulas de Omeprazol

Omeprazol (Prilosec, Zegerid) é um medicamento comumente usado para problemas associados com o ácido do estômago, como azia, refluxo ácido e úlceras do sistema digestivo. Está disponível por prescrição e no balcão. Omeprazol foi tomado por muitas pessoas em todo o mundo e é geralmente bem tolerado. Pode, no entanto, causar uma variedade de efeitos colaterais, afetando mais comumente os sistemas digestivo e nervoso. A maioria dos efeitos colaterais são leves, mas discuta quaisquer preocupações com o seu médico.

Sistema digestivo

Primeiramente aprovado nos Estados Unidos no final dos anos 80, o omeprazol tem uma longa história de uso. Um estudo de referência publicado em outubro de 1991 em "Doenças Digestivas e Ciências" relatou que entre cerca de 3.000 pessoas que tomam omeprazol, os efeitos colaterais do sistema digestivo foram mais freqüentes, embora incomum. Aproximadamente 4 por cento dos usuários de omeprazol experimentaram dor abdominal, dor de estômago e /ou flatulência. Omeprazol também parece aumentar o risco de um tipo grave e persistente de diarréia chamada diarréia associada a Clostridium difficile, ou CDAD. A produção reduzida de ácido gástrico degrada sua capacidade de combater as bactérias causadoras do CDAD. Esta condição pode causar complicações fatais, incluindo úlceras e ruptura intestinal. Contacte o seu médico imediatamente se sentir dor abdominal, diarreia persistente e /ou febre enquanto estiver a tomar omeprazol.

Sistema Nervoso

Cefaléia ocorre em cerca de 7 em cada 100 pessoas que tomam omeprazol, de acordo com os autores do estudo. "Digestivo Doenças e Ciências" relatório de estudo. A tontura ocorre em menos de 2% dos usuários de omeprazol, de acordo com as informações de prescrição aprovadas pela Food and Drug Administration dos EUA. Pouco comumente, agitação, nervosismo, confusão, distúrbios do sono e do humor também foram relatados por pessoas que tomam o omeprazol, embora não esteja claro se o medicamento causa diretamente esses efeitos colaterais. (Em inglês) em outubro de 2004, em "JAMA", examinou-se o risco de pneumonia entre mais de 364 mil pessoas, de acordo com o uso de drogas supressoras do ácido do estômago, como o omeprazol. Os pesquisadores descobriram que as pessoas que tomam atualmente supressores de ácido tinham um risco maior de desenvolver pneumonia, em comparação com aqueles que não tomavam esses medicamentos. Os médicos acreditam que o risco aumentado é devido ao crescimento de bactérias normalmente mortas pelo ácido gástrico, que pode então infectar os pulmões. Contacte o seu médico imediatamente se desenvolver tosse, falta de ar e /ou febre enquanto toma omeprazol, dado que estes sintomas podem indicar pneumonia.

Efeitos secundários a longo prazo

Redução da resistência óssea com um risco aumentado de fraturas é possível com o uso prolongado de omeprazol. Este risco ocorre principalmente em pessoas que tomam doses múltiplas diariamente por um ano ou mais. O uso prolongado de omeprazol também pode causar baixos níveis de magnésio e /ou vitamina B12, embora essas alterações sejam raras. O risco de deficiência de vitamina B12 geralmente ocorre apenas em pessoas que tomaram o omeprazol diariamente por 3 anos ou mais. Níveis baixos de magnésio foram relatados principalmente em pessoas que tomaram omeprazol por um ano ou mais, mas podem ocorrer em um período de tempo mais curto. Raramente, a terapêutica prolongada com omeprazol pode levar a alterações potencialmente prejudiciais no estômago ou nos rins.

Advertências e precauções

Tal como acontece com qualquer medicamento, é possível uma reacção alérgica com o omeprazol. As pessoas que são alérgicas a medicamentos usados ​​no tratamento de infestações por vermes - incluindo albendazol (Albenza) e mebendazol - não devem tomar omeprazol porque provavelmente causam uma reação alérgica grave.

Omeprazol é classificado como uma gravidez da FDA droga de categoria C, ou seja, estudos em animais mostraram possíveis danos a um feto em desenvolvimento, mas não há estudos humanos conclusivos. Omeprazol também se transforma em leite materno. As mulheres que estão grávidas ou amamentando devem conversar com seu médico antes de tomar omeprazol.

Se você sentir azia freqüente ou persistente ou sintomas relacionados ao estômago, consulte seu médico para diagnóstico e tratamento.