casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Sintomas do ombro da bursite

A bursite no ombro é uma condição causada pela inflamação de um saco cheio de líquido que atua como uma almofada entre os ossos e os tendões do ombro. Esta condição é freqüentemente causada por esportes ou lesões ocupacionais e relacionadas a acidentes. Também se torna mais comum com o aumento da idade. Embora os sintomas da bursite geralmente iniciem como dor leve ou perda de força, a condição pode se tornar grave sem modificações temporárias no estilo de vida ou outros tratamentos.

Dor

A bursite no ombro pode causar dor presente em repouso e com certos movimentos ou atividades. A dor pode ocorrer quando o braço é levantado ou abaixado de uma posição elevada e pode surgir subitamente ao levantar ou alcançar um objeto. Levantar o braço sobre a cabeça pode causar dor. Atletas envolvidos em esportes como tênis, basquete ou beisebol podem achar doloroso jogar, atirar ou servir uma bola de tênis. Aqueles envolvidos em ocupações como pintura ou carpintaria que envolvem muito movimento de cima, alcançando e levantando também podem ser suscetíveis a dores frequentes. Em alguns casos, a dor pode irradiar-se da parte da frente do ombro para o lado do braço. Quando a bursite do ombro piora, você pode sentir dor em repouso ou durante a noite enquanto dorme. A dor pode se tornar grave o suficiente para acordá-lo do sono, especialmente se você virar para o ombro afetado.

Inflamação O bursite no ombro é caracterizada pela inflamação da bursa e dos tendões na região do ombro. Como estas estruturas incham, engrossam e ocupam mais espaço na área do ombro. O aumento da pressão nos tendões do ombro causa mais inflamação. Você pode experimentar inchaço e sensibilidade localizada na parte frontal ou lateral do ombro, e pode estar quente ao toque.

A bursite no ombro pode causar perda de força e movimento , dificultando o movimento do seu braço e ombro. Você também pode achar que o braço e o ombro estão mais fracos do que o normal, dificultando a elevação, o impulso ou a tração. Pode ser especialmente difícil realizar atividades que exijam colocar o braço atrás das costas, como fechar um zíper para trás ou até coçar as costas. Casos graves de bursite no ombro podem levar ao ombro congelado - uma condição que limita o movimento do ombro em todas as direções.