casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

A diferença entre um fisioterapeuta e a reabilitação esportiva

As lesões requerem um processo de três etapas, que inclui alívio da dor e redução da inflamação, tratamento e reabilitação. Um atleta deve levar o processo de reabilitação um passo adiante. A reabilitação esportiva envolve a restauração da função e habilidades atléticas avançadas. Um fisioterapeuta realiza o processo inicial de reabilitação. Um especialista em reabilitação esportiva ajuda você a recuperar suas habilidades atléticas.

Atletas Terapêuticos Intitais

Atletas e não-atletas passam pelo mesmo tratamento durante os primeiros estágios da fisioterapia. Se você ainda tiver inflamação nas articulações, seu terapeuta aplica tratamentos frios antes de iniciar sua sessão. Ela pode usar calor, se você tiver dor sem inflamação. Os objetivos do seu fisioterapeuta neste ponto do processo de reabilitação incluem recuperar a amplitude de movimento e recuperar a força básica. Nesse ponto da terapia, sua capacidade de andar sem muletas ou levantar objetos do cotidiano prevalece sobre o desenvolvimento de habilidades atléticas.

Primeiros Exercícios Terapêuticos

Durante os estágios iniciais da fisioterapia, seu terapeuta usa peso corporal e manual resistência e assistência para ajudá-lo a recuperar sua amplitude de movimento e força básica. Pacientes submetidos à cirurgia do ligamento cruzado anterior, por exemplo, têm limitações de amplitude de movimento pós-cirurgia. Para recuperar a extensão da perna, o terapeuta pode fazer com que você se sente de pé com as pernas estendidas e pressione a parte de trás do joelho na mesa de terapia. Para flexão, ele pode pedir para você rolar para o estômago, para que ele possa manualmente tentar dobrar o joelho. Lesões na parte superior do corpo geralmente envolvem rotação manual do terapeuta ou levar a mão até uma parede.

Reabilitação de esportes

Diferentes tipos de pacientes podem receber diferentes tipos de tratamento para a mesma lesão. A mulher que rasga o LCA escorregando no gelo pode praticar exercícios de equilíbrio ficando de pé sobre uma perna enquanto o terapeuta a pega com uma bola medicinal. Um esquiador profissional que rasga sua ACL pode precisar ficar em uma prancha de equilíbrio enquanto realiza este exercício. Ele também pode realizar exercícios de salto pliométrico, para prepará-lo para o esqui mogul.

Justificando Diferentes Tratamentos

Seu fisioterapeuta ajuda a recuperar as habilidades necessárias para atividades diárias básicas, enquanto um especialista em reabilitação ajuda a recuperar habilidades necessário para recreação e competição atlética. O especialista em reabilitação assume que um atleta tinha um nível avançado de aptidão antes de se machucar. O exercício pliométrico, por exemplo, desempenha um papel fundamental em muitos programas de condicionamento esportivo, mas é menos comum em rotinas básicas de condicionamento físico. O especialista se sentiria confortável para prescrever exercícios de reabilitação pliométrica para um atleta, mas pode ter reservas prescrevendo-os para uma pessoa anteriormente imprópria.

Encontrar especialistas em reabilitação esportiva

Alguns, mas nem todos os fisioterapeutas oferecem reabilitação esportiva. "medicina esportiva" em seu título, há uma boa chance de que pelo menos alguns membros da equipe tenham as qualificações necessárias para a reabilitação esportiva. No entanto, muitos planos de seguro não oferecem cobertura para a quantidade de sessões necessárias para recuperar suas habilidades atléticas. Felizmente, alguns treinadores pessoais avançados têm uma certificação especial de postrehab, que os qualifica para continuar seu programa onde seu fisioterapeuta parou. Se você pertence a uma escola ou a uma equipe de atletas amadores, você pode ter acesso a um treinador esportivo. Embora tenham menos treinamento médico do que fisioterapeutas, eles têm habilidades especiais, como o taping atlético, que estabiliza um membro torcido e o exercício terapêutico. , , ] ]