casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Amêndoas Crus e Lábios Inchados

Se você desenvolver lábios inchados depois de comer amêndoas cruas, você pode ter síndrome de alergia oral, também conhecida como OAS, uma reação alérgica que ocorre como uma reação cruzada a outra substância, neste caso, o pólen de bétula. Você também pode desenvolver lábios inchados se tiver uma alergia a nozes. As amêndoas são consideradas nozes, embora pertençam à família Rosaceae, que inclui várias frutas. Se você desenvolver lábios inchados enquanto come amêndoas cruas, pare de comê-los imediatamente e avise seu médico.

Causas

Síndrome de alergia oral se desenvolve quando você tem uma alergia a uma substância como o pólen de bétula. Em 25% dos casos, as pessoas que desenvolvem reações da OEA aos pêssegos também podem reagir às amêndoas, de acordo com o Food-Info, um site associado à Universidade de Wageningen, na Holanda. Proteínas semelhantes em amêndoas cruas também podem desencadear uma reação alérgica. Alergias a amêndoas cruas ocorrem com menos frequência do que outras alergias a nozes. Alergias acontecem quando o corpo desenvolve anticorpos contra uma substância. O corpo libera histaminas em resposta à reação alérgica; histaminas produzem os sintomas de alergia. Reações alérgicas muitas vezes pioram cada vez que você entrar em contato com uma substância.

Sintomas

Além de lábios inchados, síndrome de alergia oral pode causar formigamento na boca ou nos lábios, comichão nos lábios ou garganta, língua inchaço, espirros e coceira, olhos lacrimejantes. Reações graves como vômitos, diarréia, dor abdominal, sibilância, dificuldade respiratória e colapso circulatório podem ocorrer na anafilaxia. Apenas tocar a porca pode causar erupção cutânea, comichão ou inchaço da pele.

Para reações leves, um medicamento anti-histamínico oral, como a difenidramina, pode ser suficiente para suprimir a resposta da histamina. Para reações graves, uma injeção de epinefrina pode ser necessária para reduzir a resposta da histamina.

Considerações

Se você tem reações alérgicas graves a amêndoas cruas, sempre carregue epinefrina injetável. Aprenda a ler cuidadosamente os rótulos dos alimentos quanto às fontes de amêndoas presentes nos alimentos e evite todas as nozes, a menos que os testes de alergia tenham provado que você não é alérgico a eles. Em pelo menos um caso relatado no Food-Info, a ingestão de curry desencadeou uma reação alérgica a amêndoa. Alguns alimentos que desencadeiam a OEA causam uma reação apenas quando ingeridos na forma crua; As amêndoas processadas por calor podem não causar reação, de acordo com a Food-Info, mas não tentem comê-las sem a aprovação de seu médico. O Dr. Anthony Ham Pong, M.B., recomenda evitar as nozes completamente, cruas ou cozidas, em um artigo publicado em junho de 2000 no informativo "Allergy and Asthma Information".