casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Quais são os perigos da inalação de álcool?

O álcool isopropílico, ou álcool, pode custar dezenas de centavos, mas a inalação inadequada do líquido volátil representa uma série de perigos. Independentemente de como você usa álcool isopropílico, você deve entender que isso não é isento de riscos. Embora complicações graves sejam raras, elas podem ocorrer. Leia sempre a etiqueta de advertência do fabricante e nunca ingerir ou usar álcool isopropílico como um meio de ficar alto.

O álcool isopropílico é um líquido que consiste em 70% de isopropilo ou álcool absoluto. Usado para aliviar dores nas articulações, também é usado para esterilização, desinfecção e limpeza. Pode ser aplicado ao corpo antes ou depois de um piercing ser realizado ou usado para matar as bactérias responsáveis ​​pelo pé de atleta. Também é eficaz quando usado em combinação com outros tratamentos para eliminar os piolhos.

Sintomas comuns

Os vapores de álcool isopropílico podem ser absorvidos pela membrana pulmonar e resultar em danos cerebrais e nervosos. Sintomas comuns de danos nos nervos incluem tonturas e dormência. Sintomas menos graves incluem náuseas e dores de cabeça. Quando inalado brevemente ou cheirado de forma robusta, você pode experimentar uma dor de cabeça rápida ou demonstrar uma intolerância ao odor.

Sintomas graves

Em alguns casos, a inalação de álcool isopropílico pode causar cegueira e insuficiência hepática. No entanto, a inalação limitada do líquido pode não resultar em nenhum sintoma. Como outras toxinas e venenos que são inalados ou ingeridos em uma quantidade baixa ou por um período limitado de tempo, o corpo pode não produzir sintomas físicos. Neste caso, os pulmões absorveram o traço ou pequena quantidade do isopropil sem uma quantidade significativa de danos ao cérebro, pulmões ou nervos.

O álcool pode consistir em três tipos de produtos químicos: etílico , isopropilo e metilo. O isopropilo, o químico utilizado para produzir álcool isopropílico, é fabricado pelo homem e não tem uma fonte natural. Isopropil e metila são ambos considerados venenosos; O etil não é. Os pulmões e outros sistemas e órgãos do corpo podem tolerar o etil.

Advertência

Entre em contato com um centro de controle de envenenamento ou com um médico se você consumir álcool isopropílico. Para uma breve exposição à fumaça de isopropilo, espere para ver se os sintomas aparecem e entre em contato com um profissional de saúde para assistência médica imediata. É melhor usar álcool isopropílico em uma área bem ventilada para evitar o risco de inalação inadequada.