casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Exercícios de tronco para hipotonia

Hipotonia, um estado de tônus ​​muscular reduzido, geralmente resulta em diminuição da força muscular. Tom não tem nada a ver com forma ou firmeza, mas a capacidade de seus músculos para manter uma contração em repouso. Se você tem um tônus ​​muscular baixo nos músculos do tronco, isso pode resultar em má postura ou, em casos extremos, na incapacidade de permanecer em pé. Consulte um médico antes de acrescentar quaisquer exercícios ao seu plano de tratamento abrangente.

Hipotonia

A hipotonia comumente se apresenta apenas nos jovens e às vezes é chamada de "síndrome do disquete infantil". A hipotonia também pode apresentar diminuição das habilidades motoras, articulações hipermóveis, reflexos e postura inadequados, além de diminuir a força e a tolerância à atividade. Em uma criança, a hipotonia também pode envolver baba excessiva e a incapacidade da cabeça de apoiar o pescoço. Lidar com bebês e recém-nascidos é um campo muito especializado e só deve ser realizado por um médico qualificado ou terapeuta ocupacional.

Fortalecimento básico do tronco

Até mesmo uma criança pequena pode fortalecer seu tronco por meio de atividade física. Exercícios simples devem ser realizados para reduzir o risco de lesões. Exercícios habilidosos devem ser evitados. Os músculos do tronco podem ser fortalecidos caminhando com vários tipos de pesos. Uma mochila carregada pode ser transportada por uma distância definida, com o objetivo de manter a postura correta em todos os momentos. Carregar uma mochila em cada mão é uma versão mais avançada do mesmo exercício, e trabalha os oblíquos, ou músculos das laterais do seu tronco em maior grau. Esses músculos devem trabalhar para evitar que você se incline para um lado ou para o outro enquanto dá um passo, e o ato de carregar um peso ao seu lado força-os a compensar esse peso.

Abdominals

A A simples trituração abdominal realizada no chão ajudará a fortalecer a musculatura central e do tronco. Enquanto estiver deitado de costas, descanse os pés em uma superfície elevada, como um banquinho, e dobre as pernas até os quadris, até que as coxas fiquem perpendiculares ao chão. Com os braços estendidos ao longo do corpo, estique o queixo no teto e, em seguida, curve-se em direção aos quadris. Repita isso para quantas repetições forem possíveis.

Isso pode ser feito deitado de bruços no chão. Com as pernas esticadas e os braços voltados para cima, arqueie-se como se você estivesse tentando tocar as mãos com os pés, mas mantenha as pernas esticadas. O ato de arquear a parte inferior das costas fará com que os músculos trabalhem para apoiar as pernas e o tronco. À medida que você ganha força, você pode flutuar suas pernas para cima e para baixo alguns centímetros, não mais que seis polegadas. Isso fará com que os músculos da região lombar trabalhem um pouco mais independentemente.