casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

O que causa um baixo sistema imunológico?

O sistema imunológico é a rede de células e órgãos do corpo que é especialmente desenvolvida para combater infecções. Fraquezas no sistema imunológico podem ser congênitas, ou seja, alguém nasce com elas ou é adquirido, causado por fatores externos. Uma pessoa com imunidade reduzida tem um risco aumentado de infecções e doenças.

Imunodeficiências congênitas

O sistema imunológico é muito complexo e contém numerosos tipos de células e proteínas que funcionam para combater infecções e manter a imunidade. ", 1] ,Um defeito ou mutação em qualquer um desses componentes pode levar a uma imunodeficiência congênita, também referida como imunodeficiência primária. O defeito mais comum é a deficiência de IgA, que pode acontecer com a frequência de 1 em 333 pessoas e é freqüentemente assintomática; no entanto, os pacientes também podem experimentar infecções sinusais, do trato urinário e intestinais frequentes. O outro extremo da imunodeficiência primária é a imunodeficiência combinada grave, ou SCID, que afeta 1 em 50.000 pessoas. Nessa condição, há um problema com o corpo que gera células T e células T maduras não se desenvolvem. Isto leva a graves infecções com risco de vida, especialmente de vírus e fungos. Bebês nascidos com SCID requerem um transplante de medula óssea para sobrevivência. Centenas de outras imunodeficiências primárias foram descritas e estão em algum lugar entre essas duas em termos de gravidade clínica, e muitas outras ainda precisam ser descobertas.

Imunodeficiência devida a vírus

Vírus da imunodeficiência humana, ou HIV, foi caracterizada no início dos anos 80. O HIV é um vírus que infecta células T auxiliares humanas e leva à incapacidade de combater vírus e certos parasitas. Em 2006, uma em 5000 pessoas nos EUA estava infectada com o vírus, enquanto em alguns países africanos, a prevalência era de aproximadamente uma em cada cinco pessoas. O tratamento para o HIV é a terapia de combinação com terapia anti-retroviral altamente ativa, ou HAART, que normalmente inclui três drogas diferentes. Este regime de drogas melhorou muito a sobrevida a longo prazo para pacientes com HIV e retarda a progressão para AIDS, síndrome da imunodeficiência adquirida. Outro vírus que pode causar imunodeficiência adquirida grave é o vírus linfotrópico T humano, ou HTLV, que é mais comum no Japão e em outras partes da Ásia. Outros vírus, como o vírus Epstein-Barr, que causa mononucleose e citomegalovírus, podem interferir na imunidade normal do organismo, mas o impacto não é tão grave.

Imunodeficiência devida à desnutrição

Deficiência em certas vitaminas e minerais pode levar à diminuição da função do sistema imunológico. As vitaminas A, E e C, juntamente com o zinco, o cobre, o ferro e o selênio, demonstraram ser importantes para a função dos neutrófilos, células T ou anticorpos. Pessoas com uma dieta mal equilibrada e aquelas com doença intestinal causando diminuição da absorção de nutrientes estão em risco.

Imunodeficiência devida a outras doenças

Mulheres afetadas com Síndrome de Turner podem ter níveis baixos de anticorpos, função de células T pobres e problemas com a morte de bactérias mediada por neutrófilos. A síndrome de Down pode causar problemas semelhantes. As pessoas que sofrem de doença falciforme perdem invariavelmente a função do baço ao longo do tempo, e isso as coloca em risco de pneumonia estreptocócica e infecções ósseas por salmonela. Pacientes com fibrose cística têm dificuldade em limpar a mucosa de seus pulmões, levando a um alto risco de pneumonia, especialmente com organismos Pseudomonas. Outros fatores que causam baixa imunidade O estresse tem demonstrado modular a função das moléculas de sinalização imunológica , mas esse efeito varia muito de uma pessoa para outra. O envelhecimento também parece ter um impacto negativo na imunidade. A exposição a condições ambientais extremas, como vôos espaciais, altas altitudes e radiação ionizante, pode prejudicar a capacidade normal do corpo de combater infecções também. , , ] ]