casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Sensibilidade à biotina e à insulina

A insulina é um hormônio pancreático que ajuda a transportar a glicose do sangue para vários tecidos do seu corpo. A sensibilidade reduzida das células e tecidos ao hormônio é denominada "resistência à insulina" e pode levar ao aumento dos níveis de glicose no sangue. A resistência à insulina também aumenta o risco de várias condições, como diabetes, dislipidemia e doenças cardíacas. Seu médico pode prescrever medicamentos juntamente com dieta e exercícios para melhorar a sensibilidade à insulina. O papel das vitaminas, como a biotina, no controle da resistência à insulina não é claro. Então, você deve conversar com um médico antes de usá-los.

Biotina

Biotina, também conhecida como vitamina H, faz parte do complexo de vitamina B solúvel em água. Seu corpo, de acordo com o Instituto Linus Pauling, requer 5 a 35 microgramas da vitamina por dia para ajudar a metabolizar os alimentos, promover a função nervosa e manter a pele, o cabelo, os olhos e o fígado saudáveis. A biotina pode ser obtida a partir de certos alimentos, como nozes, soja, legumes, cereais integrais, couve-flor e banana. Seu médico também pode recomendar suplementos de biotina para tratar uma deficiência de biotina, diabetes, dermatite e danos nos nervos periféricos. A dose depende da sua idade e histórico de saúde. Seu médico pode ajudar a estabelecer um regime adequado para você.

Sensibilidade à insulina

A biotina desempenha um papel importante no metabolismo dos carboidratos e modelos animais deficientes em biotina têm sensibilidade à insulina deficiente, diz um estudo publicado em a edição de maio de 2011 do “Journal of Nutritional Biochemistry.” O Instituto Linus Pauling também afirma que a suplementação de biotina ajuda a diminuir os níveis de açúcar no sangue no diabetes tipo 2, que comumente ocorre devido à redução da sensibilidade das células gordurosas, musculares e hepáticas à insulina. O Dr. Gabriel Cousens, autor do livro "Existe uma cura para o diabetes", reafirma que a biotina aumenta a sensibilidade à insulina e ativa a enzima glucokinase associada à utilização de glicose no fígado. Isso, por sua vez, pode ajudar a diminuir os níveis de glicose no sangue. Os Institutos Nacionais de Saúde, no entanto, apontam que a biotina sozinha não pode diminuir os níveis de glicose no sangue em indivíduos com diabetes tipo 2, mas uma combinação de biotina e cromo pode ajudar a controlar a hiperglicemia.

Efeitos colaterais

Não existem efeitos colaterais importantes associados à biotina nas doses recomendadas. É possivelmente seguro, mesmo durante a gravidez e amamentação, de acordo com o National Institutes of Health. Os suplementos podem, no entanto, interferir com certos antibióticos e medicamentos anticonvulsivantes.

Precauções

Embora você não precisa de receita médica para comprar suplementos de biotina, você não deve fazê-lo sem consultar um médico. Além disso, certifique-se de que os suplementos foram testados quanto à segurança e eficácia ou se foram aprovados pela Food and Drug Administration ou pela Convenção Farmacopéica dos EUA.