casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Ácido R-lipóico e neuropatia

A neuropatia é um distúrbio no qual os nervos são danificados, causando mau funcionamento e não conseguem transmitir os impulsos nervosos de maneira normal. A neuropatia pode envolver um único nervo ou pode afetar grupos de nervos com funções semelhantes. Pode também interferir com a capacidade do cérebro de enviar mensagens para os nervos em outras partes do corpo. O ácido R-lipóico é um composto natural que pode melhorar os sintomas da neuropatia e ajudar o sistema nervoso a se recuperar mais eficazmente. Converse com seu médico para decidir se o ácido R-lipóico pode ser útil em sua situação.

Causas e Sintomas

A neuropatia pode se desenvolver após uma lesão em um nervo, como após um acidente ou trauma relacionado a esportes. . Certas doenças também podem causar neuropatias porque interferem na disponibilidade de nutrientes para os nervos. Exemplos incluem diabetes, doenças renais, desequilíbrios hormonais, inflamação de doenças auto-imunes, câncer, exposição a toxinas ou deficiência de vitamina E ou vitaminas do complexo B. Os sintomas podem variar, mas muitas vezes incluem fraqueza muscular ou cãibras, contrações musculares descontroladas ou alterações na pele, cabelo ou unhas. Se os nervos sensoriais estão envolvidos, você pode sentir formigamento ou perda de sensação, incapacidade de sentir dor ou mudanças de temperatura ou, ocasionalmente, um aumento da sensação de dor.

Ácido R-lipóico

O ácido lipóico, às vezes chamado Ácido alfa-lipóico, é um antioxidante natural que o seu corpo pode fabricar. Quimicamente, existe em duas formas, chamadas formas R e S, mas seu corpo produz e usa apenas a forma R. O composto remove os radicais livres de seus tecidos e órgãos, protegendo suas células de possíveis danos às membranas, ao DNA e a outros componentes celulares. Também ajuda as células a usar glicose como fonte de energia. Ao contrário de outros antioxidantes, o ácido lipóico é solúvel em água e gordura, dando acesso a todas as partes do corpo. De acordo com especialistas da Universidade de Maryland Medical Center, o ácido lipóico também pode estender a eficácia de outros antioxidantes, como vitaminas C e E.

Estudos de Investigação

Um número de estudos laboratoriais têm sugerido que o ácido lipóico pode reduzir a neuropatia causada por vários distúrbios, incluindo diabetes. Estes estudos descobriram que o composto melhora o fluxo sanguíneo para os nervos e reduz o dano oxidativo do nervo, geralmente levando à melhora da função nervosa. Uma série de ensaios clínicos demonstraram que o ácido lipóico ajuda a reduzir a neuropatia causada pelo diabetes. Em um estudo publicado em "Diabetes Care" em 2006, 181 diabéticos que consumiram 600 mg de ácido lipóico diariamente durante cinco semanas apresentaram melhora significativa dos sintomas de neuropatia.

Recomendações

O ácido R-lipóico está disponível da maioria das lojas de alimentos saudáveis ​​em cápsulas. A dose recomendada para a neuropatia é de 800 mg por dia em doses divididas. O suplemento é geralmente considerado seguro, embora possa causar erupções cutâneas em algumas pessoas e pode interagir com medicamentos para diabetes. Não tome ácido lipóico se estiver grávida ou a amamentar, ou se tiver uma deficiência de vitamina B-1. Discuta o suplemento com seu médico antes de adicioná-lo ao seu regime.