casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Stevia Ingredients

A Stevia, um adoçante natural usado para substituir o açúcar, foi aprovada em dezembro de 2008 pela Food and Drug Administration como um suplemento dietético. Usado como uma alternativa de açúcar pela Coca Cola Company e pela PepsiCo em seus produtos, é considerado 300 vezes mais doce que o açúcar.

Usado no Japão, Brasil e Paraguai há anos, stevia ou stevia rebaudiana é uma erva nativa da América Central e do Sul. Também conhecida como folha de açúcar, folha de mel ou folha doce, tem sido tradicionalmente usada no Paraguai para adoçar o chá de erva-mate e como erva medicinal para tratar uma variedade de condições de saúde. Composta por aglicona e glicosídeo, a estévia foi introduzida pelo Centro Nacional de Pesquisa Agrícola (NARC) e está ganhando popularidade nos Estados Unidos.

Ingredientes

Rebiana, ou glicosídeo esteviol rebaudiosídeo A (Reb-A ), é extraído de folhas de estévia e usado como um aditivo sem caloria da Coca-Cola. Comercializado em seus produtos como Truvia, é usado para adoçar bebidas.

A Pepsi lançou sua própria marca de adoçante à base de estévia, PureVia, em seus produtos SoBe de zero caloria.

Medicinal

Usado medicinalmente há séculos no Paraguai, a estévia tem sido considerada pela medicina herbal brasileira como um remédio para hipertensão, hipoglicemia, depressão, obesidade e azia. Estudos sobre a estévia e outros edulcorantes, como agave, frutose e hoodia, relatados nas revistas Terapias Farmacológicas e Metabolismo, mostraram que a estévia tem efeitos terapêuticos sobre a obesidade, diabetes e hipertensão arterial.