casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Nexium & Absorção de Nutrientes

Nexium é o nome comercial do esomeprazol, um medicamento vendido sem prescrição médica que reduz a acidez no estômago. Nexium faz parte de um grupo de medicamentos chamados inibidores da bomba de prótons (PPIs).

Estes medicamentos bloqueiam a liberação de ácido das células que revestem o estômago. Os IBP são redutores de ácido estomacais muito eficazes e são usados ​​para tratar doenças relacionadas ao ácido, como a doença do refluxo gastroesofágico (DRGE).

Mas o Nexium pode reduzir a absorção de certos nutrientes cuja absorção é auxiliada pelo ácido gástrico. Esses nutrientes incluem ferro, vitamina B12 e cálcio. Nexium também pode interferir com a absorção de magnésio através de mecanismos não relacionados aos seus efeitos redutores de ácido. Em geral, os efeitos dos PPIs na absorção de nutrientes são provavelmente pequenos na maioria das pessoas.

Ferro

O ferro é absorvido principalmente na primeira parte do intestino delgado. Até um terço do ferro na dieta está na forma de ferro heme, que não é afetado pela acidez estomacal. O restante do ferro dietético é o ferro não heme, que é influenciado pela acidez. O ácido estomacal converte o ferro não heme em uma forma que é mais facilmente absorvida. Ao diminuir a acidez estomacal, o Nexium e outros IBPs podem reduzir a absorção de ferro.

Alguns pequenos estudos relatam níveis reduzidos de ferro em pessoas que tomam IBP, embora a diminuição seja geralmente pequena. Um estudo maior envolvendo 200 adultos, publicado no “Open Access Macedonian Journal of Medical Sciences” em março de 2018, produziu resultados semelhantes. Os níveis de ferro caíram ligeiramente, de uma média de 17.6 micromole /litro antes do estudo para 16,9 micromole /litro após 1 ano de uso de PPI.

Vitamina B12

A vitamina B12 é absorvida na última parte da pequena intestino. Está ligado às proteínas dos alimentos, e o ácido no estômago é necessário para ativar a pepsina, uma enzima que libera a vitamina B12 dessas proteínas.

Um estudo muito grande com mais de 200.000 pessoas publicadas no "JAMA" em Dezembro de 2013 relatou que as pessoas que tomaram um IBP por pelo menos dois anos apresentaram uma probabilidade 65% maior de baixos níveis de vitamina B12 do que as pessoas que não tomaram nenhum IBP. Outros estudos, mas não todos, também encontraram níveis reduzidos de vitamina B12 em pessoas que tomam IBP, especialmente quando usadas por tempo prolongado.

Cálcio

O cálcio é absorvido em todo o intestino delgado. O ácido estomacal ajuda a absorção, ajudando a separar o cálcio do alimento ingerido e ajudando a dissolver algumas formas de cálcio. PPIs podem interferir com esses processos. Mas a importância geral da acidez gástrica na absorção de cálcio não é clara. Da mesma forma, os efeitos dos PPIs na absorção de cálcio são controversos.

Alguns estudos relataram que os IBPs reduzem a absorção de cálcio, mas outros estudos relataram que não. Um estudo publicado na edição de dezembro de 2010 do Journal of Bone and Mineral Research, por exemplo, descobriu que a terapia com PPI não afetou a absorção de cálcio. Por outro lado, um estudo publicado na edição de julho de 2005 do "The American Journal of Medicine" relatou que o tratamento com PPI por menos de uma semana reduziu a absorção de cálcio.

Magnésio

O magnésio é absorvido em todo o organismo. intestinos delgado e grosso e geralmente não é afetado pelo ácido estomacal. No entanto, a absorção de magnésio pode ser reduzida com IBP por vários outros mecanismos.

Um estudo publicado em “Insuficiência Renal” em junho de 2015 combinou os resultados de vários estudos anteriores. Ele concluiu que as pessoas que tomam IBP têm 43% mais chances de ter baixos níveis de magnésio do que as pessoas que não tomam IPP.

Em 2011, a Food and Drug Administration (FDA) emitiu um alerta sobre a possibilidade de magnésio baixo e indicou que a verificação periódica dos níveis de magnésio no sangue deve ser considerada quando os IBPs são tomados por um tempo prolongado.

Avisos e Precauções - Antes de tomar Nexium, consulte o seu médico para determinar a causa de seus sintomas. Azia ou outros sintomas que podem parecer ser causados ​​pela DRGE podem, na verdade, ser causados ​​por outras condições, como doenças cardíacas ou câncer.

Se o seu médico recomendar o Nexium, ela pode sugerir mudanças na dieta para neutralizar a possibilidade de redução absorção de nutrientes. O seu médico também pode recomendar análises sanguíneas intermitentes, como os níveis de ferro, vitamina B12, cálcio ou magnésio, especialmente se tomar Nexium durante vários meses ou mais.

Revisto e revisto por Mary D. Daley, MD