casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Quais são os efeitos colaterais do pólen?

O pólen é o nome de micrósporos de plantas de sementes como ervas, gramíneas e árvores que o vento ou insetos carregam no processo de fertilização. Pessoas com sensibilidade ao pólen podem ser expostas ao respirar os pequenos esporos ou reagir a injeções do material destinadas a ajudar a dessensibilizar o paciente propenso a alergias. O Instituto Nacional de Ciências da Saúde Ambiental afirma que apenas algumas espécies das milhares de variedades de plantas produtoras de sementes produzem reações alérgicas. Os efeitos colaterais do pólen podem variar de irritação menor a choque e até a morte.

Inchaço Um efeito colateral de injeções de pólen para tratamento ou teste é o inchaço do site. O ligeiro inchaço e vermelhidão no local da injeção é comum e não é problemático, a menos que persista por mais de 24 horas ou tenha mais de 4 a 5 centímetros de diâmetro. Se o inchaço e a vermelhidão forem tão grandes, será desconfortável e deve ser tratado com compressas frias e anti-histamínicos. O inchaço serve como um aviso para diminuir a dosagem antes que a reação se torne perigosa. Drugs.com afirma que a dose deve ser reduzida para um nível mais baixo que não tenha causado tal reação nas próximas duas a três semanas antes que um ligeiro aumento na dosagem seja novamente tentado.

Espirrar

efeito colateral comum de respirar no pólen é espirros. Espirros podem ser rapidamente acompanhados com corrimento nasal, comichão nos olhos e garganta arranhada. Espirros e as irritações do nariz e da garganta são devidos à produção de histamina, que dilata os pequenos vasos sangüíneos no nariz e faz com que as vias nasais inchem e fiquem congestionadas. A Hopkins Technology afirma que enquanto a maioria das pessoas reage à ingestão de pólen, formando muco em torno das partículas ofensoras e transportando-as pela garganta para serem engolidas ou expelidas, cerca de 5% da população é propensa a alergia e reage com espirros, congestão nasal e olhos irritados e garganta.

Asma

Para aqueles que são sensíveis ao pólen da planta no ar e reagem com sintomas de alergia sazonais, a condição pode se tornar crônica e se transformar em asma. Os olhos e a garganta com espirros e irritados podem se transformar em uma doença respiratória grave com tosse, chiado no peito e dificuldade para respirar. Passagens brônquicas se contraem, muito muco é produzido e os tubos brônquicos podem ficar irritados até serem infectados. A Hopkins Technology afirma que a atenção médica imediata é necessária quando os sintomas da “febre do feno” acima incluem dificuldade para respirar ou febre. • Choque Anafilático -

O efeito colateral mais grave da injeção de pólen é a reação sistêmica chamada anafilática. choque. A imunoterapia e os testes cutâneos alérgicos podem causar um fechamento das vias respiratórias, exigindo uma resposta imediata com injeção intramuscular de cloridrato de epinefrina para neutralizar a reação, de acordo com Drugs.com. Esta reação com risco de vida geralmente ocorre dentro de minutos da injeção com extratos alergênicos e, portanto, as injeções devem ser administradas apenas em um consultório médico onde um respirador e outros equipamentos de resposta a emergências estejam disponíveis.