casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

O que é Deficiência de Ácido Fólico Cerebral?

O folato é uma vitamina essencial. Foi originalmente isolado de espinafre, e foi nomeado com base na planta "folhagem", sendo a principal fonte natural da vitamina. O folato está agora disponível em uma variedade de formas diferentes, incluindo um ácido fólico sintético e a forma ativa natural, 5-metiltetrahidrofolato. A deficiência de folato cerebral é uma condição que se desenvolve quando há transporte inadequado de folatos para o cérebro.

A deficiência de folato cerebral é uma condição médica grave que se desenvolve frequentemente durante o primeiro ano de vida. As causas ainda são incertas, mas pesquisas indicam que condições genéticas ou problemas com o sistema imunológico podem estar envolvidos. Os folatos naturais e sintéticos são tipicamente absorvidos pela dieta, mas o transporte de folato do sangue para o cérebro é prejudicado no plexo coróide, que é a interface da barreira hematoencefálica, em pessoas que sofrem de deficiência cerebral de folato. Isso resulta em níveis mais baixos de folato ativo no cérebro e pode levar a uma variedade de sintomas neurodegenerativos. Esses sintomas podem ser tão benignos quanto irritabilidade ou dificuldades de aprendizagem ou tão graves quanto convulsões e danos cerebrais.

Especulação sobre as causas

A deficiência de folato cerebral é diferente da deficiência sistêmica de folato em que os níveis séricos ou plasmáticos no sangue de folato são normais, mas uma amostra de líquido espinhal cerebral indica diminuição dos níveis de folato. A forma de folato no sangue e no cérebro é predominantemente 5-metiltetra-hidrofolato (5-MeTHF). Isso é crítico porque a concentração de 5-MeTHF no fluido espinhal cerebral é normalmente três a quatro vezes a concentração no plasma.

Causas Genéticas

As causas genéticas desta condição são mutações em um transportador de folato que ativamente move a vitamina do sangue para o cérebro. Essas mutações genéticas são prontamente identificadas por testes genéticos, com mutações no receptor de folato sendo indicadas em vários casos.

Causas auto-imunes

Uma resposta imune também pode atacar o plexo coróide, causando a inativação desse receptor. Em tais casos, a causa é uma resposta auto-imune que ataca o corpo, na qual os autoanticorpos se ligam e fazem com que o sistema imunológico atinja o plexo coróide e reduza o transporte de folato para o cérebro. que injeções com várias formas de folato podem ajudar a retornar os níveis de folato cerebral ao normal. Quando a condição é detectada e tratada precocemente, os pacientes foram relatados para melhorar completa e rapidamente. No entanto, a detecção de folato cerebral baixo requer uma punção lombar invasiva para retirar o líquido cefalorraquidiano para as medições de folato. Isso limita o número de casos que são testados e identificados, porque os sintomas neurológicos graves devem se manifestar antes que uma punção lombar seja realizada. Portanto, não está claro qual parte da população sofre de casos leves dessa condição. Manter uma nutrição adequada e a ingestão de vitaminas é sempre importante para uma boa saúde, e em um caso relatado, um multivitamínico mastigável foi o suficiente para tratar essa condição médica séria. , , ] ]