casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Quais são os benefícios dos suplementos ZMA?

Os suplementos ZMA, em teoria, oferecem uma solução eficaz para atletas e fisiculturistas que desejam melhorar seu desempenho naturalmente. No entanto, apesar de compreender vitaminas e minerais essenciais que são necessários para funções corporais saudáveis, há muita controvérsia em relação às suas capacidades de aprimoramento de desempenho. No entanto, o seu valor como um suplemento dietético pode valer a pena considerar.

ZMA é um suplemento composto de zinco, magnésio e vitamina B-6, os quais são vitais para os processos biológicos. Ele foi desenvolvido em uma tentativa de fornecer aos atletas e fisiculturistas um meio de prevenir a perda dessas vitaminas e minerais através de exercícios, bem como promover benefícios adicionais semelhantes aos dos medicamentos pró-hormônios.

Função

, magnésio e vitamina B-6 estão todos envolvidos em processos metabólicos do corpo e desempenham um papel vital na síntese de proteínas. Durante o exercício, esses nutrientes são perdidos, seja pela transpiração ou pelo metabolismo. A função da suplementação de ZMA, então, é substituir esses nutrientes que, por sua vez, podem facilitar uma série de processos que podem melhorar o desempenho atlético.

Benefícios dos proponentes de suplementos ZMA afirmam que ele fornece um número de benefícios para atletas e fisiculturistas; Estes incluem melhor sono e recuperação mais rápida e, mais especificamente, maior resistência e força, bem como níveis mais altos de testosterona. Além desses benefícios, porque o ZMA é um suplemento natural para aumentar a testosterona, ele não é proibido por organizações esportivas e, portanto, é um substituto preferido para atletas que desejam melhorar seu desempenho sem ter que temer o escrutínio legal. >

Lorrie Brilla, PhD, da Western Washington University e Victor Conte, da Balco Labs, em Burlingame, Califórnia, conduziram estudos que procuravam determinar os efeitos da ZMA nos níveis de força e testosterona, cujos resultados apoiavam as alegações propostas. No entanto, é importante notar que o próprio Conte desenvolveu os sistemas ZMA e SNAC, que são detentores de patentes da marca ZMA e que financiaram o estudo. Ao contrário de suas descobertas, estudos independentes conduzidos pela Baylor University, no Texas, concluíram que a suplementação de ZMA durante o treinamento não tem impacto significativo no ganho muscular e no desempenho atlético. Além disso, de acordo com pesquisas lideradas por especialistas da Universidade Alemã de Esporte de Colônia, "Não foram observadas mudanças significativas no total de testosterona sérica e total soro em resposta ao uso de ZMA".

Considerações

Apesar de incongruente evidência, os benefícios intrínsecos do consumo de ZMA - além daqueles associados ao desempenho atlético - não devem ser descartados. Vegetarianos, mulheres grávidas, portadores de doenças gastrointestinais, idosos e diabéticos podem se beneficiar do consumo de ZMA para combater deficiências em qualquer um de seus constituintes. Tudo isso, é claro, apenas serve para dizer que provavelmente é mais apropriado considerar os benefícios do ZMA como um suplemento dietético, em vez de um aprimoramento de desempenho.