casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Riscos de tomar suplementos dietéticos

As pessoas tomam suplementos dietéticos para obter nutrientes essenciais que podem ser deficientes ou ausentes em suas dietas. Suplementos podem conter vitaminas, minerais, antioxidantes, aminoácidos, proteínas, carboidratos, gorduras e ervas. No entanto, eles podem ter riscos. Pesquisas feitas por epidemiologistas da Food and Drug Administration e publicadas no “Journal of American Dietetic Association” em 2006 relatam que mais de 13% dos adultos nos Estados Unidos que tomam suplementos multivitamínicos e multiminerais relatam eventos adversos.

Uma proporção maior de pessoas que relatam reações adversas quando tomam suplementos dietéticos, particularmente suplementos multivitamínicos multimineral, tomam simultaneamente medicações prescritas ou de venda livre que suplementam os usuários sem eventos adversos. Tomar suplementos que contenham vitamina A enquanto também toma Accutane, um medicamento de prescrição que contém isotretinoína e é indicado para o tratamento da acne cística, pode aumentar os efeitos tóxicos da medicação. As vitaminas C, E e K podem interferir com medicamentos para afinar o sangue, como a varfarina, que são usados ​​para tratar e prevenir coágulos sanguíneos. Suplementos contendo ervas também podem interferir com os medicamentos. A erva de São João é uma erva que pode ajudá-lo a melhorar seu humor quando deprimido. Também pode diminuir as concentrações sanguíneas da analgésica oxicodona e diminuir a eficácia do tratamento da dor crônica, de acordo com cientistas do Departamento de Anestesiologia do Hospital Universitário de Turku, na Finlândia, e publicado no "European Journal of Pain" em 2010.

Megadoses

Megadoses de nutrientes podem levar a toxicidade hepática e renal e outras reações adversas potencialmente graves. Tomar megadoses de 1.000 mg ou mais de vitamina B-6, também chamada de piridoxina ou piridoxal-5'-fosfato, pode causar neuropatia ou danos às células nervosas, de acordo com pesquisa do Centro de Ciências de Alimentos de Wageningen, na Holanda. em "Nederlands Tijdschrift Voor Geneeskunde" em 2005. Megadoses de vitamina A podem causar toxicidade, também chamada de hipervitaminose A, com sintomas que incluem náusea, tontura, dor de cabeça, perda de apetite, pele seca, dor nas articulações e aumento de água no cérebro. Tomando mais de 2.000 UI de vitamina D pode causar sede excessiva, cansaço, dor nos olhos, dor óssea, vômitos e diarréia. Contaminação de substâncias nocivas é um grande risco de tomar suplementos dietéticos. O Government Accountability Office, o braço investigativo do Congresso, investigou a segurança dos suplementos e descobriu que quase todos os suplementos fitoterápicos estão contaminados com metais pesados, como mercúrio, cádmio e chumbo e 40% dos suplementos dietéticos testados contêm resíduos de pesticidas. Além disso, 25% dos mais de 2.000 suplementos alimentares de 300 fabricantes não possuem as quantidades de substâncias listadas nos rótulos dos produtos e muitos contêm metais pesados. Toxicidades de metais pesados ​​são potencialmente fatais e podem causar defeitos congênitos em mulheres que estão grávidas ou podem engravidar.

Riscos desconhecidos

Cientistas estão descobrindo coisas novas sobre nutrição todos os dias. Tomar suplementos dietéticos pode ter riscos para a saúde ainda não descobertos. Geralmente é melhor manter o consumo de suplementos dentro ou perto dos limites estabelecidos pelas autoridades de saúde. Consulte o seu médico sobre o seu estado de saúde e sobre a ingestão de suplementos alimentares.