casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Vitamina K e Reversão de Warfarin

A varfarina, um anticoagulante oral, dificulta os efeitos normais de coagulação da vitamina K. Descoberta em 1942 na Universidade de Wisconsin, a varfarina reduz a ação dos fatores de coagulação a um nível medicamente benéfico. Ao bloquear a vitamina K, a varfarina retarda o mecanismo de coagulação, um efeito desejável para tratar ou prevenir uma série de condições, como fibrilação atrial, acidente vascular cerebral, ataque cardíaco e substituição de válvulas. No caso de excesso de anticoagulação ou sobredosagem com varfarina, a vitamina K sintética é a medicação de escolha para prevenir e corrigir anomalias de hemorragia.

Vitamina K Antídoto

Vitamina K, o antídoto para o excesso de varfarina ou overdose, pode ser usado com plasma fresco congelado, que também reverte os efeitos da varfarina. A forma sintética da vitamina K é chamada fitonadiona ou vitamina K-1. Quando exames de sangue, especificamente um teste de protrombina, revelam excesso de anticoagulação, a administração de fitonadiona começa, oralmente ou por injeção, até que o tempo de protrombina seja restabelecido no nível desejado. A ação da varfarina dura mais do que a vitamina K; consequentemente, doses repetidas são necessárias, especialmente com hemorragia contínua ou sobredosagem.

Warfarin Reversal

Enquanto uma medicação significativa para parar a coagulação do sangue, a varfarina também pode causar sangramento e requer monitoramento repetido dos exames de sangue até que os níveis desejados sejam alcançados . Um risco imediato de sangramento é realmente baixo, mesmo com um tempo de coagulação estendido, conforme refletido nos resultados dos exames de sangue. A primeira escolha para tratar a anticoagulação excessiva é a retirada da varfarina e outros medicamentos que aumentam os efeitos da varfarina. Monitoramento frequente em testes de laboratório é necessário, pois um sangramento ativo ou muito alto risco de sangramento requer tratamento com vitamina K.

Superwarfarins

Superwarfarinas, um termo aplicado aos compostos encontrados em rodenticidas, ou veneno de rato, são semelhante em ação à anticoagulação da varfarina, apenas em um nível extremo. Os efeitos anticoagulantes dos rodenticidas, como o brodifacoum ou a indanediona, podem durar semanas, até meses, após uma única dose. Quando a prova de anticoagulação é determinada por um TP elevado ou sangramento ativo, a fitonadiona é administrada para corrigir o déficit nos fatores de coagulação. O tratamento pode exigir observação prolongada e doses adicionais de vitamina K por causa da ação prolongada das superwarfarinas.

O teste de sangue do tempo de protrombina, ou PT, é usado para monitorar a resposta à terapia com varfarina, bem como para monitorar a terapia revertendo os efeitos do excesso de varfarina. Não há restrições alimentares ou de fluidos para a preparação do teste. Os resultados da Razão Normalizada Internacional ou INR estão incluídos no teste PT. O INR reflete a relação entre o tempo de protrombina do indivíduo e o grau de coagulação física. , , ] ]